Quinze dias após o início da reabertura gradual da economia, com o comércio funcionando das 10h às 16h, os lojistas de Araraquara vão reabrir as portas com horário reduzido a partir desta quarta-feira, dia 17.
A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira, dia 16, pela secretária municipal da Saúde Eliana Honain ao Jornal da Morada (Rádio Morada do Sol).
As mudanças no horário de atendimento constam no Decreto Municipal (12.293) de 15 de junho. A partir de amanhã o comércio de rua e o setor de serviços passam a funcionar das 12h às 16h de segunda a sexta-feira e das 10h às 14h aos sábados, com obrigatoriedade de desinfecção total do estabelecimento antes e depois da abertura ao público.. Lojas em Shoppings centres terão dois horários alternativos para atender presencialmente: das 12h às 16h ou das 16h às 20h.
Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos assemelhados que vendam alimentos para consumo imediato ficam abertos por 4 horas para atendimento presencial e consumo no local, até no máximo 19h, de segunda a sexta-feira e por 4 horas até no máximo às 16h aos domingos. No restante do tempo, podem atender remotamente, por delivery, drive thru e retira na porta.
Postos de combustíveis passam a funcionar de segunda-feira à sábado e feriados das 7h às 19h. No domingo não funcionam. Lojas de conveniência atendem presencialmente no mesmo horário. Postos de combustíveis localizados em rodovias seguem sem restrição de horário para atendimento presencial. As medidas seguem valendo até o dia 30 de junho.
As alterações nas medidas restritivas do comércio ocorrem após nova classificação feita pelo Governo do Estado, passando Araraquara da Fase 3 (amarela) para a Fase 2 (laranja). A reabertura gradual da economia ocorre desde 1º de junho em Araraquara com as lojas atendendo presencialmente das 10h às 16h.
As decisões ocorreram após reuniões entre Prefeitura, sindicato do comércio, sindicato dos comerciários e Ministério Público.
Nesta terça-feira, dia 16, Araraquara confirmou 48 casos positivos em 101 amostras testadas. Agora são 607 casos positivos no município desde o início da Pandemia.