A Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, que contempla todos os municípios da região de Araraquara e São Carlos, voltou a ser classificada na Fase 2 do Plano São Paulo de retomada da economia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) pelo governador João Dória (PSDB).
Quando o Plano São Paulo foi anunciado, tornando possível a retomada das atividades comerciais em algumas regiões do Estado, Araraquara foi apontada como uma das cidades com as melhores condições para a reabertura do comércio. Entretanto, quinze dias depois o município retrocedeu na classificação e teve que rever os protocolos por causa do aumento nos casos do novo coronavírus.
Na nova fase, o município permanece na Fase 2, numa escala que vai de 1 (situação crítica e restrição máxima) a 5 (fase sem restrições). Pela classificação, bares, restaurantes, academias e salão de beleza não poderiam receber o público, mas em Araraquara já é permitido o atendimento, seguindo critérios e regras para recepção ao público. Apesar da permanência da região de Araraquara na Fase 2 do Plano, boa parte das regiões do estado de São Paulo que estavam na Fase 1 (vermelha) avançou para a Fase laranja. Apenas três regiões permanecerão com restrição mais rigorosa.
No próximo dia 24 de julho, outra atualização do plano será divulgada, com nova classificação dos municípios em relação ao funcionamento dos setores a partir dos indicadores da doença e da capacidade de atendimento do setor de saúde.
Leia também:
Araraquara integra novo modelo de monitoramento de casos de covid-19
Dois terços dos mortos por covid-19 em Araraquara são homens