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Sistema falha e conta d’agua aumenta em 300% em Américo

DAEMA garante que nenhum contribuinte será prejudicado. Problema ocorreu ao calcular o consumo pela média nos meses de pandemia

Moradores de Américo Brasiliense tentam entender o motivo do aumento no valor da conta d’agua referente ao mês de julho. Dezenas de contribuintes afirmam que receberam a cobrança com valor muito diferente da média consumida nos meses anteriores e nenhum aviso de reajuste foi informado pelo DAEMA – Departamento de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Américo Brasiliense.

Muitos moradores usaram as mídias sociais para reclamar e expor o problema na conta d’agua. Para comprovar que havia algo de errado na sua cobrança, a empresária Lidiana Ferreira, postou a média de consumo da sua casa dos últimos quatro meses (março, abril, maio e junho), que ficou entre R$ 73,00 e R$ 79,00. No entanto, recebeu a conta de julho no valor de R$ 239,24, cerca de 300% a mais.

“Achei que poderia ser erro de leitura, mas pelo jeito foi com a cidade toda. Pelo que me foi informado, nesses meses de pandemia foi feito uma média”, escreveu Lidiana na rede social. No dia seguinte, em contato com o Portal Morada ela disse que foi ao DAEMA reclamar e que seu problema foi resolvido. Após uma reanálise da conta, o valor ficou em R$ 80,38.

Outra moradora postou a conta no valor de R$ 299,04 e cobrou as autoridades de Américo Brasiliense para uma solução.

Uma contribuinte reclamou que no mês passado pagou a conta no valor de R$ 81,64 e, agora, recebeu a última de R$ 300. “Queria saber o que aconteceu. Porque tratamento de esgoto de R$ 97,37 se a gente sabe que não foi feito. Nem quando estávamos reformando a casa pagamos tanto. Eu não pago um absurdo desse. Será que a água de Américo tem ouro?”, questionou mais uma contribuinte na postagem.

DAEMA

O Portal Morada procurou o chefe do DAEMA para entender o que havia motivado o aumento no valor das cobranças. Luís Henrique Estevam, diretor do Departamento, disse que ocorreu uma falha no sistema ao calcular o consumo de cada contribuinte pela média dos meses da pandemia do coronavírus. “Temos no departamento quatro leituristas e três deles são do grupo de risco. A leitura não ocorreu no local. Houve um erro do sistema quando calculou pela média dos últimos quatro meses. Mas garanto que ninguém será prejudicado. Os funcionários do DAEMA estão todos preparados para analisar cada caso”, disse o diretor. Ele ressaltou também que, ao contrário dos que estão reclamando, tem moradores que receberam a conta com o valor bem abaixo do total consumido.

 

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