A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta segunda-feira (20) que os idosos que fizeram o teste rápido para Covid estavam assintomáticos.
A secretaria está concluindo o processo de testagem rápida para Coronavírus em idosos de Araraquara, realizada entre os dias 6 e 17 de julho, em parceria com a Uniara. Foram aplicados 1.990 testes rápidos, em 10 dias de coleta de sangue venosa, em sete unidades de saúde do município. Destes, 1929 deram resultado negativo (não reagentes) e 18 testes foram positivados para Coronavírus. Os idosos que tiveram resultado positivados foram imediatamente encaminhados para os serviços de Saúde. Todos que passaram pela testagem estavam assintomáticos.
Tiveram resultados inconclusivos ou inválidos, 43 amostras. Os idosos estão sendo chamados para nova coleta e a meta é terminar o processo até dia 21 de julho.
“Com a conclusão deste inquérito sorológico, a Secretaria Municipal da Saúde terá um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação da Covid-19 entre as pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença”, afirma a secretária Eliana Honain.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara tem 1.450 casos confirmados de Covid-19. Aguardam resultado de exames 270 amostras. Do total de confirmados, 180 permanecem em quarentena e 1.255 já saíram.
49 pacientes estão internados. Destes, 33 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 22 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI – 6 suspeitos e 10 confirmados. 33 são moradores de Araraquara e 16 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Foram notificados, até o momento, 15 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito suspeito, registrado no dia 18 de julho, foi descartado por exame laboratorial.