Na tarde desta terça-feira, 27 de outubro, por volta das 15h10, foi registrado incêndio de grandes proporções no Parque do Basalto, em Araraquara. O local não é aberto ao público e, por isso, não houve necessidade de retirada de visitantes.
Para controlar as chamas, foram deslocadas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), com apoio da Guarda Civil Municipal.
O incêndio foi contido por volta das 17h20 e a dimensão da área queimada ainda está sendo calculada. Caminhões do Daae permanecem no local, finalizando o trabalho de rescaldo do fogo.
Segundo a Prefeitura de Araraquara, as investigações sobre as causas já começaram. “Por conta das características da ocorrência e relatos de testemunhas, as autoridades de Segurança do município acreditam na possibilidade de incêndio criminoso. Todos os registros do fato estão sendo encaminhados à Polícia Civil, para investigação”, afirmou a Prefeitura, por meio de nota.
Essa é a segunda área ambiental mantida pela administração municipal atingido por incêndio. No início do mês, uma área correspondente a 11 campos de futebol foi consumida pelo fogo no Parque Pinheirinho, próximo ao Basalto.
Em caso de queimadas, qualquer morador de Araraquara pode fazer denúncias pelos seguintes contatos:
Queimadas urbanas: 0800-770-1595 (Daae)
Guarda Municipal: 153
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Disque ambiente (área rural): 0800-11-3560
Polícia Ambiental: 3335-7980
Cetesb: 3332-2211