Um homem de 63 anos morreu nesta quarta-feira (18), no Parque São Paulo, em Araraquara, após ser atacado por um enxame de abelhas.
Segundo informações, José Jorge Filho estava na calçada quando foi atacado pelos insetos. O SAMU foi acionado para atender a ocorrência, porém os socorristas não conseguiam chegar perto da vítima para o atendimento. O sofreu uma parada cardíaca em decorrência do choque anafilático e morreu ainda no local.
Segundo Rodrigo Contrera, Coordenador Executivo da Vigilância em Saúde de Araraquara, a área em que o ataque aconteceu foi analisada. “É uma área propensa para a ocorrência de enxames instalados. Porém, não havia um enxame instalado em nenhum ponto naquela região. Aparentemente o atraque foi provocado por um enxame migratório”, explicou.
Contrera afirmou também que a espécie de abelha que provocou o ataque é um bicho exótico, ou seja, não é natural do Brasil e foi alterada geneticamente no Estado de São Paulo em 1956. “Ela apresenta uma alteração quanto à defensividade, que varia entre a mansa e extremamente agressiva”, explica.
Ainda segundo o especialista, o ataque ocorre quando uma abelha tromba no obstáculo humano e, ao ferroar, solta um feromônio que indica ao enxame a presença de um “inimigo”. “O único método que poderia ajudar no momento do ataque seria uma loção de detergente neutro aplicada no local para inibir esse feromônio e diminuir o ataque, o que nem sempre é possível”, explica.