O elenco alternativo da Ferroviária voltou a dever um bom futebol na tarde desta quarta-feira (25), quando empatou por 1 a 1 com o Comercial no Estádio da Fonte Luminosa pela rodada de encerramento da primeira fase da Copa Paulista 2020. Ednei fez o gol afeano em cobrança de falta e Biro Paraíba igualou para o time de Ribeirão Preto, que poupou a maioria de seus titulares no jogo.
Com o resultado, o Comercial terminou a fase inicial na liderança do Grupo 2 com 9 pontos, enquanto a Ferroviária do técnico Márcio Griggio foi a vice-líder com 8. Velo Clube e Atibaia, ambos com 6, completaram a chave. A Locomotiva termina a primeira fase invicta, porém com apenas uma vitória e cinco empates.
Agora é mata-mata
O time araraquarense volta agora suas atenções para a fase de mata-mata da competição e enfrentará o Botafogo de Ribeirão Preto, que foi o vice-líder do Grupo 1 com 9 pontos. Por estar fora dos oito primeiros colocados, a Locomotiva fará o primeiro jogo em casa e o segundo fora, em datas que ainda serão agendadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Os outros duelos serão entre: Portuguesa x Nacional, XV de Piracicaba x Atibaia, Marília x Velo Clube, São Bernardo x Ponte Preta, Portuguesa Santista x Osasco Audax, Comercial x Primavera e Novorizontino x Água Santa.
Vale lembrar que a Copa Paulista concede ao seu campeão o direito de escolher entre uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou uma vaga na Copa do Brasil, deixando a outra vaga para o vice-campeão.
Série D
Pela Série D, o time afeano do técnico Paulo Roberto Santos, já classificado, voltará a campo no dia 28, sábado, às 15 horas, contra o Nacional-PR no Estádio da Fonte Luminosa.
O jogo
A Ferroviária abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo. Em cobrança de falta frontal, o lateral direito Ednei bateu com convicção e acertou o canto direito do goleiro Tales Leonardo: 1 a 0!
O Comercial levou perigo aos 20 minutos: em cobrança de escanteio de Danrlei, Cortez cabeceou o obrigou Tom a se esticar para encaixar em seu lado direito.
O time de Ribeirão Preto igualou o marcador aos 38. Otávio Henrique arrancou pelo lado direito, foi até a linha de fundo e rolou para o meio da área, onde a zaga afeana não conseguiu afastar e Biro Paraíba bateu rasteiro para estufar a rede: 1 a 1.
No segundo tempo, o time visitante ficou perto de virar o placar aos 12 minutos, quando Samuel Balbino, em cobrança de falta pela ponta direita, bateu direto para o gol e quase surpreendeu o goleio Tom, que conseguiu espalmar para fora. Aos 19, o Comercial saiu em contra-ataque e a bola chegou a Biro Paraíba, que cortou seu marcador na entrada da área e bateu com curva para ser barrado por uma boa defesa do goleiro Tom, que espalmou em seu canto esquerdo. Dois minutos depois, Túlio Renan recebeu dentro da área, girou, finalizou e parou na defesa do goleiro.
O Bafo voltou a preocupar a zaga afeana aos 40, quando Otávio Henrique recebeu em profundidade, invadiu a área, cortou seu marcador e finalizou cruzado, mas a bola raspou a trave esquerda do Tom. Aos 44, o Comercial perdeu um gol incrível: após cruzamento na área, a bola foi disputada pelo alto e sobrou para Wesley Tanque, sozinho e de frente para o gol, mas ele bateu forte e a bola passou por cima do travessão. Fim de jogo: 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 x 1 COMERCIAL
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 25 de novembro, 15h;
Arbitragem: José de Araújo Ribeiro Júnior, auxiliado por Fabrício Porfírio de Moura e Guilherme Holanda Moura Lima;
Cartões amarelos: Fabão (Ferroviária); Guilherme Mariano (Comercial);
Gols: Ednei (2' do 1T) para a Ferroviária; Biro Paraíba (38' do 1T) para o Comercial;
FERROVIÁRIA – Tom, Ednei, Maurício, Fabão e César Moraes (Luiz Felipe); Ralph, Renan Paulino (Luizinho) e Ian Luccas; Velicka (Salomão), Pedro Maranhão (Túlio Renan) e Marcos Paulo. Técnico: Marcio Griggio.
COMERCIAL – Tales Leonardo; Danrley, Guilherme Mariano, Cortez e Samuel Balbino; Lucas Pádua (Wesley Tanque), Diego Souza (Bruno Sabiá), Cesinha (Juninho) e Biro Paraíba (Fidel Rocha); Otávio Henrique e Pedro Henrique (Lucas). Técnico: Fahel Júnior.
COPA PAULISTA – 1ª FASE
4 de novembro – quarta-feira – 15h
Comercial 1 x 1 Ferroviária
10 de novembro – terça-feira – 15h
Ferroviária 1 x 1 Velo Clube
14 de novembro – sábado – 15h
Atibaia 0 x 1 Ferroviária
18 de novembro – quarta-feira
Ferroviária 0 x 0 Atibaia
22 de novembro – domingo – 15h
Velo Clube 0 x 0 Ferroviária
25 de novembro – quarta-feira – 15h
Ferroviária 1 x 1 Comercial
Clique aqui para conferir a tabela completa.