A Ferroviária inicia neste sábado (5), às 16 horas, sua participação no mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D. O adversário desta segunda fase é o Marcílio Dias-SC, que faz esse primeiro jogo em casa, no Estádio Gigantão de Itajaí-SC. A partida de volta está marcada para o dia 13, domingo, às 18 horas, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Apesar de todas as turbulências pelas quais passou no decorrer da primeira fase – inclusive com a queda do técnico Dado Cavalcanti, substituído por Paulo Roberto Santos -, a Locomotiva encerrou a etapa na liderança do Grupo A-7 com 30 pontos (nove vitórias, três empates e duas derrotas), enquanto o Marcílio Dias foi o quarto colocado do Grupo A-8 com 21 pontos (cinco vitórias, seis empates e três derrotas).
A melhor campanha, no entanto, só concede a vantagem de decidir a segunda partida em casa. Em caso de igualdade de gols após os dois jogos, a vaga para a próxima fase será decidida nos pênaltis. As oitavas de final, próxima fase da competição, está programada para acontecer entre os dias 20 e 27 de dezembro. As finais estão previstas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
O técnico afeano Paulo Roberto Santos analisou a mentalidade com a qual sua equipe entrará em campo. "A ideia é se impor, mas futebol tem o momento para isso. Você não vai se impor durante os 90 minutos, tem que saber se comportar de acordo com a partida, e a Ferroviária vai jogar desta forma. Nos momentos em que for possível, vamos nos impor, e nos momentos determinantes para administrar um resultado, será feito também", explicou o treinador, que vem de cinco jogos de invencibilidade.
Para o compromisso deste sábado, a Ferroviária não tem desfalques por lesão ou suspensão e ainda contará com o retorno dos meio-campistas Nando Carandina, Pio e Anderson Rosa, que cumpriram suspensão na última rodada. A escalação, no entanto, só será divulgada momentos antes da partida.
Copa Paulista
Enquanto o elenco principal da Ferroviária disputa a Série D sob o comando do técnico Paulo Roberto Santos, o grupo alternativo do técnico Márcio Griggio compete pela Copa Paulista, que entra em sua fase de quartas de final. Após eliminar o Botafogo de Ribeirão Preto nas oitavas, a Locomotiva terá pela frente o Marília, com o jogo de ida marcado para este domingo (6) na Fonte Luminosa, em Araraquara, e a partida de volta agendada para quarta-feira (9) em Marília.
FICHA TÉCNICA
MARCÍLIO DIAS-SC x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Gigantão de Itajaí-SC;
Data/Horário: Sábado, 5 de dezembro, 16 horas;
Arbitragem: Ronei Candido Alves, auxiliado por Leonardo Henrique Pereira e Breno Rodrigues (todos de MG);
MARCÍLIO DIAS – Victor Golas; Luiz Renan, Luan, Lucas Castilho e Weriton; Daniel Pereira, Diego Silva, Marllon e Felipe Pará; Anderson Ligeiro e Hélio Paraíba. Técnico: Waguinho Dias;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Mandes, Salustiano, Max e Bruno Recife; Nando Carandina (Everson Dias), Dudu Vieira e Tony; Branquinho (Hygor), Fernandinho e Tiago Marques. Técnico: Paulo Roberto.
SÉRIE D – PRIMEIRA FASE
19 de setembro – sábado
15h30 – Nacional-PR 1 x 4 Ferroviária
26 de setembro – sábado
18h – Ferroviária 1 x 1 Portuguesa-RJ
30 de setembro – quarta-feira
20h30 – Ferroviária 0 x 0 Cascavel-PR
4 de outubro – domingo
16h – Toledo-PR 2 x 6 Ferroviária
11 de outubro – domingo
19h – Mirassol 1 x 0 Ferroviária
14 de outubro – quarta-feira
20h30 – Ferroviária 3 x 1 Cabofriense-RJ
17 de outubro – sábado
15h – Bangu-RJ 1 x 3 Ferroviária
21 de outubro – quarta-feira
18h – Ferroviária 3 x 0 Bangu-RJ
25 de outubro – domingo
15h – Cabofriense-RJ 1 x 0 Ferroviária
2 de novembro – segunda-feira
15h – Ferroviária 1 x 0 Mirassol
7 de novembro – sábado
18h – Ferroviária 5 x 1 Toledo-PR
13 de novembro – sexta-feira
16h – Cascavel-PR 1 x 2 Ferroviária
21 de novembro – sábado
15h – Portuguesa-RJ 0 x 0 Ferroviária
28 de novembro – sábado
15h – Ferroviária 2 x 0 Nacional-PR
Clique aqui para conferir todos os confrontos da segunda fase da Série D.