InícioNotíciasCoronavírusReanálise descarta cepa do Reino Unido em Araraquara

Reanálise descarta cepa do Reino Unido em Araraquara

Três exames em pacientes com coronavírus do município foram negativados para a "cepa britânica". Mas a variante de Manaus foi confirmada

O Instituto de Medicina Tropical, da USP, informou que os três testes feitos em pacientes de Araraquara positivados com coronavírus deram negativo para a cepa do Reino Unido.

Entretanto, das 16 amostras enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, 12 delas foram positivadas para a cariante de Manaus (P.1). E, por enquanto, a informação é que nenhum dos pacientes infectados com a cepa de Manaus viajou para aquela região do país. Portanto, a cepa britânica não circula em Araraquara, como havia a suspeita e depois confirmada pelo prefeito Edinho Silva no final de semana.

A informação descartando a circulação da cepa do Reino Unido em Araraquara foi dada pelo Secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, em entrevista à Globonews na manhã desta segunda-feira, dia 15.

Os estudos também mostraram que três pacientes da cidade de Jaú foram infectados com a variante de Manaus. As autoridades sanitárias passaram a suspeitar que uma nova cepa do coronavírus estaria circulando em Araraquara e Jaú por causa do aumento considerável de pessoas infectadas, evolução rápida do quadro clínico de muitos pacientes para situação grave e, principalmente, entre a população jovem.

Lockdown

Nesta segunda-feira (15) Araraquara iniciou as medidas mais restritivas e colocou em prática regras do Decreto Municipal nº 12.485 que permite o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais pelos próximos 15 dias.

A principal alteração do novo documento é a restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas. Somente pode circular quem trabalha em serviço considerado essencial (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros) e quem for utilizar um desses serviços.

Agentes de Trânsito realizaram bloqueios na Via Expressa com abordagens de veículos. Motoristas foram questionados sobre o destino e orientados a evitar sair de casa. Ninguém foi multado nesse primeiro dia de “lockdown” em Araraquara.

 

Sair da versão mobile