InícioNotíciasCoronavírusUPA da Vila bate recorde de atendimento desde o início da pandemia

UPA da Vila bate recorde de atendimento desde o início da pandemia

Unidade destinada ao atendimento de pacientes com sintomas gripais registra alta demanda neste início de ano

Por: Marcelo Bonholi/Luís Antônio

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier registrou, nesta segunda-feira (4), o maior número de atendimentos desde o início da pandemia. A unidade funciona como um Polo de Atendimento especializado para receber pacientes sintomas gripais, ou seja, suspeitos de covid-19.

Segundo Daniela Cândido e Mirian Santos, responsáveis pela unidade, os recordes de atendimento anteriores ocorreram no mês de julho, quando foram feitos 253 atendimentos num único dia, e no dia 15 de dezembro, quando 279 pessoas receberam atendimento na unidade. Nesta segunda-feira (4), após o feriado prolongado de ano novo, procuraram por atendimento no local 358 pessoas.

O número de confirmações, no entanto, é bem menos do que o de atendimento, mas o crescimento da demanda preocupa os funcionários da saúde. “Gera uma preocupação uma grande porque acabamos de sair das festas de fim de ano. Essa semana estamos vivendo reflexo do natal. Na semana que vem, será o reflexo do ano novo”, explicou Daniela Cândido.  

Além disso, o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus mostrou um aumento nos casos de internação. No domingo, dia 3, havia 50 pessoas internadas em Araraquara. Na segunda-feira, dia 4, já eram 59 pessoas. Desse total, 38 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 29 confirmados. E 21 estão na UTI – 3 suspeitos e 18 confirmados. Do total de 59 internados, 42 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou terça-feira, dia 05 de janeiro, mais 51 casos positivados de coronavírus, o equivalente a 28% de 184amostras analisadas.

Portanto, agora são 8.531 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 208permanecem em quarentena e 8.229 já saíram. Aguardam resultado de exames 209 amostras.

Hoje, 62 pacientes estão internados. Destes, 40 estão em enfermaria – 9suspeitos e 31 confirmados. E 22 estão na UTI – 3 suspeitos e 19 confirmados. Do total de 62 internados, 46 são moradores de Araraquara e 16 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 40% de leitos de enfermaria e 39% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 14pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 1 paciente e o Hospital de Campanha tem 14 pacientes.

 

UPA da Vila bate recorde de atendimento desde o início da pandemia

Sair da versão mobile