InícioCidadesCidadeLupo: 100 anos de sucesso e valorização da mulher

Lupo: 100 anos de sucesso e valorização da mulher

Fábrica de Araraquara, líder no mercado de modas intima e esportiva, deu oportunidades de emprego para mulheres e rompeu preconceitos

No topo do mercado de modas intima e esportiva, a Fábrica Lupo, de Araraquara, completa 100 anos de atividade neste domingo, 21 de março, como líder no segmento. Fundada em 1921 por pelo italiano Henrique Lupo, com o nome fantasia de Meias Araraquara, a empresa cresceu nesse primeiro século e manteve o conceito de valorização feminina, com oportunidades de trabalho para mulheres desde quando elas ainda precisavam lutar pela sua independência social e financeira.

Tudo começou com Henrique Lupo, filho de italianos, que desembarcou com a sua família no Porto de Santos em 1988. Ele tinha apenas 11 anos. Em Araraquara tentou seguir a profissão do pai, relojoeiro, mas descobriu que essa não era a sua vocação.

Em 1921 fundou a fábrica Meias Araraquara. A mudança da razão social para Meias Lupo S.A., ocorreu em 1937. Em 1947, a empresa já era o maior fabricante de meias masculinas do Brasil, todas produzidas em 100% algodão, e, em 1955, foi inaugurado o parque industrial no centro da cidade, com quatro pavimentos. A instalação de um grande relógio se transformou em marca para Araraquara.

Cinco anos depois (1960) foram adquiridas as primeiras máquinas para a fabricação de meias femininas, mais finas e elegantes disponíveis no mercado. A modernização fabril se intensificou em 1980 com a construção da atual fábrica às margens da Rodovia Washington Luís.

Em 1987, a empresa passou a chamar-se Lupo S.A., e neste mesmo ano, a Lupo recebeu as primeiras amostras do nylon, o fio sintético que viria a revolucionar o mercado de meias no mundo todo. A partir da década de 1990, a Lupo ampliou sua linha de produtos, passando a fabricar cuecas.

No início dos anos 90 a fábrica quase foi à falência. Mas a saúde financeira da empresa mudou totalmente depois que Liliana Aufiero, herdeira da família, assumiu o comando da fábrica. Liliana não só tirou a Lupo do buraco como a reconduziu à liderança do mercado brasileiro.

Em 2000, a Lupo foi escolhida como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no ano 2000. Em 2005, eleita pela revista ISTOÉ Dinheiro como a melhor empresa do setor têxtil no ranking "As Melhores da Dinheiro" do Brasil. E em 2011 passou a integrar o mercado virtual. A Lupo tem pouco mais de 5 mil funcionários. A atual presidente da Lupo é Liliana Aufiero, neta do fundador.

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