Após encerrar o Paulistão com sua melhor participação desde que voltou a disputar a Série A1, a Ferroviária volta agora suas atenções para o Campeonato Brasileiro da Série D. A Locomotiva tem sua estreia marcada para o dia 5 de junho, um sábado, às 17 horas, contra o Uberlândia na Fonte Luminosa.
Os primeiros nomes ventilados nos bastidores para reforçar o time do técnico Elano são de Lucas Hipólito (lateral-esquerdo de 25 anos, vindo do Coimbra-MG e com passagens por Volta Redonda-RJ, Boa Esporte-MG e Noroeste de Bauru), Bruno Leonardo (zagueiro de 24 anos, vindo do São Bento e com passagens por Patrocinense, Portuguesa Santista e Santos), Marcos Vinícius (volante de 29 anos, ex-Red Bull Brasil), David Lazari (meia de 32 anos, ex-Caldense-MG e Novorizontino), Rodrigo Yuri (meia de 25 anos, vindo do Madureira-RJ e com passagens por Bangu-RJ, Audax-RJ e Portuguesa-RJ) e Yuri (atacante de 22 anos, que estava no Coimbra-MG e que passou pela Ferroviária no ano passado).
Por outro lado, boa parte do elenco deve seguir outros rumos. O Goiás, time que conta com o comando do técnico Pintado, se interessa pelo zagueiro Matheus Salustiano e pelos atacantes Everton Brito e Bruno Mezenga. Outro atacante afeano, Rogério, que pertende ao Bahia, também teve seu nome especulado para reforçar o time esmeraldino.
Quem já não integra mais o elenco afeano é o atacante Felipe Marques, que volta de empréstimo ao Cuiabá. Já o meia Jhoninha foi emprestado ao Ceará. Outros jogadores do elenco, mesmo com contratos mais longos, estudam propostas de empréstimos para o segundo semestre.
A Ferroviária integra o Grupo A6 da Série D ao lado de Água Negra-MS, Boa-MG, Patrocinense-MG, Caldense-MG e Rio Branco-ES.