InícioEsporteBrasileirão 2021 começa neste sábado 

Brasileirão 2021 começa neste sábado 

Clubes paulistas tentam quebrar hegemonia do Flamengo, campeão das últimas duas edições

Terá início neste sábado (30) a Série A do Campeonato Brasileiro, competição que reúne os 20 clubes da elite do futebol nacional. O estado de São Paulo conta com quatro representantes na disputa: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino.

Quem entra como forte favorito na disputa é o Flamengo, que conquistou o título nas duas últimas edições e manteve seu elenco, que já lhe assegurou neste ano os títulos da SuperCopa do Brasil e do Campeonato Carioca.

Mas não faltarão concorrentes de peso para tentar levantar a taça. O São Paulo vem embalado pela conquista inquestionável do Paulistão, onde se mostrou melhor do início ao fim e quebrou um jejum de nove anos sem títulos. Comandado pelo argentino Hernán Crespo e contando com a boa fase de nomes como Tiago Volpi, Miranda, Benitez, Luciano e Pablo, o Tricolor tentará buscar seu sétimo título nacional.

Outro time favorito na disputa é o Palmeiras, atual campeão da Libertadores e maior detentor de conquistas nacionais. Comandado pelo técnico português Abel Ferreira, o Verdão tenta lidar com a maratona de jogos, apostando em destaques como Gustavo Gomez, Raphael Veiga, Rony e Luís Adriano.

Já o Corinthians inicia a competição nacional como uma incógnita. Após a eliminação para o Palmeiras na semifinal do Paulistão e a despedida precoce na primeira fase da Copa Sul-Americana, a diretoria demitiu o técnico Vagner Mancini e apostou na contratação de Sylvinho, que chega após ganhar conhecimento no futebol francês. O alvinegro, no entanto, conta com um elenco limitado, que tem como destaques Cássio, Fagner, Fábio Santos e Jô, que espera reencontrar o bom futebol que o levou à artilharia e ao título do Brasileiro de 2017. 

O Santos também traz indefinições para sua participação no Brasileirão 2021. Comandado pelo recém-chegado Fernando Diniz, o Peixe vem de uma eliminação na primeira fase da Libertadores e se salvou do rebaixamento na última rodada do Paulista. O clube aposta no sempre versátil atacante Marinho e em jovens talentos para buscar uma boa colocação na competição nacional. 

O Bragantino inicia a competição com o objetivo de evoluir em relação ao ano passado, quando terminou na 10ª posição. Eleito o melhor jogador e a revelação do Brasileirão do ano passado, o camisa 10 Claudinho segue no elenco, assim como grande parte do grupo de 2020.

Entre os outros clubes que surgem como candidatos ao título estão o Atlético-MG, que reforçou seu plantel com nomes de peso como Hulk e Nacho Fernández e que vem embalado com a conquista do Campeonato Mineiro. Quem também se reforçou foi o Internacional, vice-campeão nacional em 2020, que trouxe o atacante Taison e conta com o comando do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez. Já o rival Grêmio, que contratou o técnico Tiago Nunes para o lugar de Renato Gaúcho, vem reforçado com Douglas Costa e Rafinha.

Outros clubes pretendem buscar patamares maiores durante a competição, como Fluminense, Bahia, Ceará, Athlético-PR, Atlético-GO, Fortaleza, Sport e os quatro clubes que subiram da Série B do ano passado: Chapecoense, Cuiabá, Juventude e América-MG. Vale destacar que a competição oferece, à princípio, seis vagas para a Taça Libertadores da América de 2022, enquanto os seis colocados seguintes (7º ao  12º) garantem vaga na Copa Sul-Americana. Já os quatro últimos colocados disputarão a Série B do ano que vem.

JOGOS DA 1ª RODADA

Sábado, 29 de maio
19h – Cuiabá x Juventude
20h – Bahia x Santos
21h – São Paulo x Fluminense

Domingo, 30 de maio
11h – Atlético-MG x Fortaleza
16h – Ceará x Grêmio
16h – Flamengo x Palmeiras
18h15 – Athletico-PR x América-MG
18h15 – Chapecoense x Red Bull Bragantino
18h15 – Corinthians x Atlético-GO
20h30 – Internacional x Sport

 

Sair da versão mobile