Araraquara registrou mais 148 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 17,01% de 870 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 18,22% de 812 amostras, sendo, destas, 148 positivados.
Araraquara soma 23.561 casos confirmados de Covid-19. Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus, mais uma vez, estabelece sinal de alerta para toda a cidade, considerando hoje a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos), que foi superior a 15%. O mesmo sinal de alerta é estabelecido quando a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos é superior a 20%.
Diante da situação epidemiológica, o Comitê vai iniciar a semana atento ao avanço da Covid-19, para deliberar sobre as ações necessárias de controle da pandemia no nosso município.
Neste domingo, do total de confirmados, 1.104 permanecem em quarentena e 21.985 já saíram. Aguardam resultado de exames 450 amostras.
Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 12 de junho, 58 testes, em 6 estabelecimentos, sendo todos negativados.
Hoje, 191 pacientes estão internados. Destes, 100 confirmados estão em enfermaria e 91 confirmados estão na UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 62% de leitos de enfermaria e 81% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 10 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 42 pacientes, o Hospital São Francisco tem 29 pacientes, o Hospital de Campanha tem 55 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 13 pacientes.
Do total de 191 internados, 109 são moradores de Araraquara e 82 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 34 estão em enfermaria e 48 estão em UTI.
Araraquara registrou, até o momento, 472 óbitos decorrentes de Covid-19. Os 3 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:
Mulher de 61 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde o dia 28 de maio.
Mulher de 39, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde o dia 04 de junho.
Homem de 53 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede particular desde o dia 29 de maio.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.