O Comitê de Contingenciamento do Coronavírus reuniu-se durante toda a quinta-feira (17) para definir o novo lockdown no município de Araraquara. A decisão estava prevista no decreto atualmente vigente que estabelecia as restrições das atividades comerciais e circulação de pessoas caso o município atingisse mais de 20% de confirmações do total de amostras analisadas por três dias consecutivos, o que ocorreu desde a última terça-feira (15).
As informações ainda não são oficiais, mas o Portal Morada apurou que a proposta com maior possibilidade é de um lockdown de oito dias, com início ao meio-dia do próximo domingo (20).
A restrição para supermercados e postos de combustíveis deve durar apenas nos primeiros dias para garantir o abastecimento dos setores essenciais, como a saúde, por exemplo, e a alimentação básica da população.
Os detalhes constarão em decreto que ainda será publicada pela Prefeitura de Araraquara.
Prefeito defende adesão regional ao lockdown
Enquanto o Comitê de Contingenciamento prepara os normas do novo fechamento, o prefeito Edinho Silva (PT) atua para convencer prefeitos de outros municípios a adotarem uma ação regionalizada. O entendimento é que o problema da falta de leitos afeta todos os municípios e que um fechamento que mobilize várias cidades da região alcance um resultado mais eficiente.
No final da manhã, o tema foi discutido em uma reunião entre diversos prefeitos e representantes da diretoria do Departamento Regional de Saúde (DRS 3) e representantes do Governo do Estado. A ideia avançou e os municípios estão planejando um lockdown regional para conter a Covid-19.
Segundo a DRS 3, em maio, 88 pacientes com Covid-19 morreram em toda a região aguardando um leito de UTI no sistema de regulação de vagas, o Cross.
“As medidas restritivas serão importantes para conter a transmissão do coronavírus enquanto a vacinação ainda avança. A previsão é de que a vacina chegue até os 40 anos de idade até a primeira semana de julho. Enquanto isso, precisamos do isolamento social e dos cuidados preventivos”, declarou Edinho Silva.