O Brasil não tomou conhecimento da China e fez sonoros 5 a 0 na abertura dos Jogos Olímpicos de Futebol Feminino na madrugada desta quarta-feira (21), em Miyagi. Destaque para Marta, com dois gols, e para a atacante araraquarense Bia Zaneratto, que participou da jogada de três gols.
Com o resultado, o Brasil assume a liderança do Grupo F, ao somar seus primeiros três pontos. Ainda nesta quarta, Zâmbia e Holanda se enfrentam também em Miyagi.
O Brasil começou com tudo e precisou de apenas oito minutos para abrir o placar. Bia Zaneratto recuperou a bola no ataque e cruzou para Debinha, que cabeceou no travessão. No rebote, Marta pegou de primeira para fazer 1 a 0.
A seleção continuou pressionando e fez o segundo aos 21. Bia recebeu pela direita e chutou. Peng Shimeng soltou nos pés de Debinha que completou. A China ainda tentou diminuir no primeiro tempo, mas Bárbara fez grande defesa no chute de Miao Siwen.
A China começou o segundo tempo melhor e viu Wang Shanshan acertar a trave. A resposta foi com Debinha, que também mandou no travessão. O terceiro foi sair aos 28. Marta aproveitou a sobra dentro da área e contou com uma falha da goleira para fazer 3 a 0.
O Brasil sobrou nos minutos finais. Andressa Alves sofreu pênalti de Wang Xiaoxue. Ela mesma bateu e ampliou aos 36. Aos 40, Bia Zaneratto, um dos principais destaques do jogo, fechou a conta com um desvio sutíl.
Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Holanda no sábado (24), às 8h, em Myagi. No mesmo dia e estádio, às 5h, a China pega a Zambia.