InícioCulturaCleber Shimu lança ‘Dark’, terceiro Single do seu novo disco

Cleber Shimu lança ‘Dark’, terceiro Single do seu novo disco

Com lyric vídeo, balada blues rock instrumental foi produzida em casa pelo próprio guitarrista, músico, produtor e professor araraquarense

Por Matheus Vieira

O isolamento social enquanto medida de enfretamento à pandemia é uma questão que avança os limites sanitários e atravessa o imaginário psíquico do ser humano contemporâneo com questões existencialistas por meio de vivências e devaneios.  E qual seria a melhor via para um artista expressar tudo isso? Usar a sua própria arte como ferramenta.

Produtor musical, professor e guitarrista com mais de 30 anos de carreira, o araraquarense Cleber Shimu, quando a pandemia de COVID-19 desembarcou no Brasil, se isolou. Afastou-se dos palcos e transferiu suas aulas para o online, de acordo com as normas de contenção da doença orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

E como escape, em um compromisso com a manutenção da saúde mental após as tarefas diárias, quando o som do silêncio invadia a escuridão e boa parte da cidade dormia, os primeiros acordes de "Dark" começaram a ecoar, uma balada blues rock. Surgia, assim, o terceiro Single do mais novo (e terceiro) álbum instrumental do guitarrista – sucessor de Keep Rockin (2008) e Vinte (2013).

Batizado como Homemade, o material teve outras duas composições lançadas no ano passado, "Recomeço" e "Kind Of Blues". O próximo passo é divulgar o álbum inteiro, ação programada para dezembro. Toda a produção, bem como a execução de todos os instrumentos e programações, ficou por conta do próprio Shimu. "A impossibilidade de estar em uma sala de ensaio, de conviver com outros músicos, me fez adaptar. Tudo é aprendizado e Homemade, literalmente", comenta.

'Dark: A Alma Grita'

Segundo Shimu, em "Dark", a guitarra canta à melodia, as imagens, as palavras, os medos, as incertezas e a esperança de um guitarrista que fez do seu instrumento uma ferramenta de sanidade mental durante a pandemia. Para o mesmo, foi montado um lyric vídeo, assinado por Marcelo Monteiro.

O texto que ilustra o trabalho foi também escrito por Shimu, em uma livre adaptação ao pensamento "A escuridão restaura o que a luz não pode reparar", do poeta russo Joseph Brodsky. "Dessa maneira, chamo a obra, de uma maneira completa, como Dark – dias escuros… noites iluminadas", finaliza o músico.

Caminhos

Formado em guitarra e harmonia pela EM&T (Escola de Música e Tecnologia) de São Paulo, Cleber Shimu também estudou guitarra fusion com Jonas Santana, um dos professores e coordenadores da Universidade Livre de Música (ULM). Lançou dois discos de autorais: Keep Rockin (2008) e Vinte (2013).

Conta com o apoio da Peavey Amplificadores, De Laet guitarras, Tecniforte cabos, AVS bags e Fuhrmann pedais. Participou em 2013, 2014 e 2015 da NAMM, a maior convenção de música do mundo em Anaheim na Califórnia nos Estados Unidos, tocando e demonstrando produtos. Além do trabalho instrumental, o músico também segue se apresentando com seu projeto Cleber Shimu Band, interpretando grandes nomes do blues, rock n´roll, soul e afins.
 

https://www.youtube.com/channel/UC5Zc2kjLBr6ZNBz6so4mvtA

Sair da versão mobile