InícioCidadesCidadeCriação de brigada de incêndio é debatida em reunião

Criação de brigada de incêndio é debatida em reunião

Secretário reconheceu que ações da Guarda Civil ficaram restritas ao combate à pandemia

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, reuniu-se, na segunda-feira (4), com o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi, com os vereadores Rafael de Angeli e Lucas Grecco, e secretários José Carlos Porsani (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e coronel João Alberto Nogueira Júnior (Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública) para discutir a criação de uma brigada de incêndio em Araraquara.

De acordo com o coronel João Alberto Nogueira Júnior, Araraquara vinha registrando quedas constantes nas ocorrências de incêndios, entretanto, o ano de 2021 está sendo atípico, com ocorrência de geada e um período de estiagem mais severa que ocasionaram o aumento significativo no número de queimadas. “A pandemia piorou ainda mais este cenário, uma vez que as ações da Guarda Civil Municipal ficaram muito restritas ao combate do coronavírus”, lembrou o secretário.

Para o vereador Aluisio Boi, a capacitação de servidores municipais e da população em geral formaria brigadistas capazes de combater focos iniciais de incêndios até a chegada do Corpo de Bombeiros. “Muitos focos de incêndio poderiam ser extintos pelos brigadistas, evitando que tomem grandes proporções”, ressaltou o presidente da Câmara.

O Daae se colocou à disposição para auxiliar no projeto. “Brigadistas ligados à Defesa Civil, à Guarda Municipal e ao Daae são fundamentais, tanto para a prevenção, quanto para apoio aos bombeiros”, afirmou Simioni.

O encontro aconteceu no Plenário da Câmara e contou ainda com a participação da diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, Simone Oliveira, do gerente de Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, Artur Osório, e do coordenador executivo de Gestão Ambiental, Gelson Dantas.

Sair da versão mobile