Araraquara recebe novamente a Cia. Ópera São Paulo neste sábado, 25 de setembro, para a apresentação de uma nova ópera: “Gianni Schicchi”. A apresentação será realizada presencialmente no CEAR, às 17 horas. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes da sessão (um ingresso por pessoa).
“Gianni Schicchi” é uma ópera cômica em um ato, de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri. Com produção da Cia. Ópera São Paulo, a ópera tem direção geral e artística assinada por Paulo Abrão Esper.
Na história, Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento.
Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.
Com capacidade para 900 pessoas, o auditório do CEAR para esta apresentação da ópera italiana, irá liberar até 476 lugares, a fim de manter o distanciamento do público nas poltronas. É indispensável ao público o cumprimento de medidas sanitárias, como: uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.
Vale lembrar que a Cia. Ópera São Paulo, em dezembro de 2020, se apresentou no CEAR com a ópera lírica "A caminho do interior – Il bel canto italiano".
A apresentação neste sábado de “Gianni Schicchi” é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e Instituto Italiano di Cultura San Paolo, com apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
FICHA TÉCNICA:
Direção musical e pianista: Mto Edson Piza
Direção de Cena: Gustavo Lassen
Direção Geral e artística: Paulo Abrão Esper
Produção: Cia Ópera São Paulo
Realização: Consulado Geral da Itália em São Paulo e Istituto Italiano di Cultura San Paolo e Prefeitura Municipal de Araraquara
Elenco:
Gianni Schicchi, barítono: Tomás David
Lauretta, sua filha, soprano: Raquel Paulin
Familia de Buoso Donati:
Zita, la vecchia, prima, mezzo soprano: Andreia Souza
Rinuccio, sobrinho de Zita, tenor: Daniel Umbelino
Gherardo, sobrinho de Buoso, tenor: Marcello Mesquita
Nella, sua mulher, soprano: Cristiane Mesquita
Guerardino, filho de ambos e Guccio, pintor, Pinellino, sapateiro, baixo: Larissa Lima
Betto Di Signa, cunhado de Buoso, barítono: Albert Andrade
Simone, primo de Buoso, baixo: Andrey Mira
Marco, seu filho, barítono: Marcos Ouros
La Ciesca, mulher de Marco, mezzo soprano: Larissa Guimarães
Ser Amancio Di Nicolao, tabelião, junto com Maestro Spinelloccio: Marcos Fernandes
Pinellino, sapateiro, baixo: Gustavo Lassen
Paulo Esper: Dante Alighieri
SERVIÇO:
Apresentação da ópera cômica “Gianni Schicchi” (presencial)
Local: Auditório do CEAR
Dia: sábado (25 de setembro)
Horário: 17 horas
Entrada gratuita (476 lugares) – distribuição uma hora antes (1 ingresso por pessoa)