InícioblogA Saúde mental e o encontro consigo

A Saúde mental e o encontro consigo

"Saúde mental não é apenas ausência de uma doença que grita à porta, saúde mental é cuidar de si para assim melhorar também o mundo do outro"

Somente quando eu olho para dentro de mim mesmo eu posso enxergar alguma coisa. Se dentro de mim a escuridão é parcial, esperar que a luz venha do outro é cegar-se totalmente.
Quantas vezes não clamamos por uma resposta que secretamente está dentro de nós? Tantas vezes, por desconhecermos quem dentro nos habita, permanecemos fora…E vivemos (ou sobrevivemos?) uma vida mais ou menos, aceitamos um abraço mais ou menos, enxergamos o mundo mais ou menos e assim, os dias nublados ganham mais força e sofremos por um sol que brilha com tanta força dentro de nós, abafado porém por um pesado fardo de confusão.
Eu poderia começar essa coluna falando da importância da saúde mental, mas dispensei por hoje os conteúdos científicos desse texto. Deixei-nos apenas a verdadeira importância de procurarmos conhecer quem realmente somos; Conhecer os nossos sonhos, encarar nossas dores, enxergar nossa sombra e nos permitir chorar.
Saúde mental não é apenas ausência de uma doença que grita à porta, saúde mental é cuidar de si para assim melhorar também o mundo do outro.
O ideal de mundo que tanto sonhamos não está na mão do outro, está na mão de cada um de nós. É preciso que conheçamos nosso interior para que assim possamos melhorar o que está fora.
Não existe um mundo melhor sem uma consciência individual e assim, coletiva.
Cuidemo-nos.

Notícias relacionadas
Sair da versão mobile