Quando duas pessoas resolvem se juntar, ganham um brinde especial: os parentes do(a) parceiro(a)! O único problema disso é que se esse brinde vier com defeito, não possui etiqueta para devolução e troca!
Conviver com a família do(a) parceiro(a) pode não ser uma tarefa fácil, mas é de extrema necessidade para conseguir manter mais saudável e fortalecido o relacionamento com seu amor. É muito comum os companheiros quererem trazer para o relacionamento todas as suas bagagens familiares, pois acreditam ser a mais correta e justa. Com isso será natural que as divergências façam parte dessa relação até o casal criar sua própria bagagem, ou seja, suas próprias identidades, costumes, hábitos, crenças e valores.
Durante o processo de construção da bagagem do casal, os familiares podem acabar interferindo na tentativa de orientá-los. O problema disso é que essa intromissão pode ser o início de um grande risco para essa relação. Mas é importante sabermos que nem sempre os familiares que se intrometem querem o fim desse relacionamento, mas mesmo assim, é necessário deixar claro o quanto esse comportamento pode estar prejudicando o seu relacionamento e sinalizar esse incômodo a eles.
- As relações problemáticas se iniciam com a dificuldade do (a) filho (a) colocar limites diante de seus pais ou familiares, fazendo eles se tornarem invasivos e asfixiantes mesmo na tentativa de poupar ou ajudar em qualquer problema, e acabar por além de tirar a privacidade desse casal, desgastar a relação. Portanto, estabeleça limites aos familiares e mostre que você (ou ele) podem assumir o controle da própria relação. Deixe claro de uma forma educada que você entende a preocupação deles, mas que vocês possuem capacidade para caminharem com as próprias pernas e enfrentar os problemas sozinhos.
- Procure conversar com seu amor e peça ajuda a ele. Mas se ele (a) não tomar qualquer atitude, a melhor maneira será você tentar aprender lidar com isso, pois algumas pessoas realmente possuem dificuldade para dizer "não" aos pais.
- Não dependa financeiramente dos familiares. Isso os fará ver esse casal de uma forma dependente e sentirem-se responsáveis por vocês em todos os sentidos!
- Aprenda a diferenciar o que faz parte da intimidade x particularidade do casal. O que é particular, você até pode compartilhar com alguém, já o que é íntimo do casal, apenas diz respeito a vocês dois. Falar demais dá total liberdade para as pessoas darem palpites, julgamentos, conselhos e opiniões.
- Se mesmo depois de tudo isso as interferências continuarem, talvez seja hora de diminuir o convívio com essas pessoas, para você e/ou seu relacionamento não se desgastar ainda mais e chegar ao fim.
E você, concorda como seus pais, enquanto sogros, como interferem em sua vida amorosa?
Até a próxima!