Paulo César de Oliveira é diferente. O técnico da Ferroviária levou o time à final da Copa Paulista – no próximo sábado, às 20h, no Estádio Major José Levy Sobrinho, Ferroviária e Inter de Limeira começam a decidir o título da competição. Com a vantagem de ter a melhor campanha, a Locomotiva decide em casa, diante do seu torcedor, no sábado, às 18h, na Fonte Luminosa.
PC destoa da grande maioria dos técnicos brasileiros. Não só pelo futebol compacto, solidário e agressivo ao mesmo tempo, características típicas do futsal, chão em que PC foi campeão mundial pela Seleção, mas principalmente pelo discurso do treinador.
"Derrota não ensina nada pra ninguém. Eu pego o DVD e jogo no lixo. Esse papinho de quem tem que se aprender com a derrota é pra quem se acostuma a perder. Como eu me acostumei a ganhar eu quero aprender ganhando". Frases como esta, absolutamente atípica no boca dos outros treinadores, é comum na fala de PC.
Logo após o jogo que classificou a Ferroviária para a final, contra a Portuguesa, PC ainda afirmou: "Final você não disputa, você ganha". E os jornalistas, acostumados que estamos a ouvir o mesmo bate – estacada de sempre dos treinadores, vamos aprendendo a ouvir um novo modelo de treinador.
Com PC como técnico, o que esperar desta final, contra a Inter de Limeira? "Você tem que tornar a Final divertida", diz o próprio PC dando pistas de que não vai faltar emoção ao torcedor da Ferroviária.
Independente do placar, já podemos dizer que a Ferroviária tem um técnico acima da média para o próximo Campeonato Paulista.