Campeã da Copa Paulista, a Ferroviária estreou no Campeonato Paulista empatando com o Red Bull fora de casa. Logo depois, apenas empatou com o Ituano na Fonte Luminosa. A terceira partida da equipe foi no Pacaembu. O tropeço, esperado diante do Corinthians, serviu pra acender a luz amarela.
Muitos dirão que é início de campeonato, logo, que esta análise é precoce em cima do time de PC de Oliveira.
No Painel Paulista Esportes, da Tv Cultura Paulista, tenho dito, a todo momento, a necessidade de somar o maior número de pontos no início de campeonato. Isto porque, se alguma vantagem a Ferroviária tinha, era o fato de ter começado a se preparar antes que as demais equipes. Ou pelo menos antes que as equipes ditas "grandes"
A Ferroviária fez uma boa pré-temporada em Bragança Paulista e usa como base do time os jogadores da Copa Paulista que jogam juntos desde a metade do ano passado.
Já os grandes – Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos – formaram suas equipes em cima da hora. Tanto é que São Paulo, Corinthians e Santos perderam jogos nas duas primeiras rodadas.
É de se esperar, portanto, que eles – gigantes – engrenem do meio do campeonato pra frente. Sobraria assim, pouco espaço para os pequenos.
Por que estou escrevendo isso? Porque, neste momento, a Ferroviária soma apenas 2 pontos em três jogos realizados. Está a uma posição da zona de rebaixamento.
Espero que à medida que as pessoas forem lendo este artigo a Ferroviária vá somando pontos. Aí sim, teremos uma noção mais próxima da exatidão, de qual o lugar da Ferroviária neste Campeonato Paulista.