Na noite da última quarta-feira (25), indivíduos armados roubaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), localizada na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), em Araraquara.
O grupo, com aproximadamente 10 pessoas, roubou 2 km de fiação que alimentam o abastecimento de energia elétrica do local e fazem a Estação funcionar. Cerca de mil metros de fios foram roubados da lagoa de tratamento e outros mil metros que estavam armazenados em um depósito também foram levados.
Além da fiação, o grupo conseguiu roubar uma roçadeira, bomba d'água, outros equipamentos e máquinas de manutenção. Eles tentaram levar um trator, mas não obtiveram sucesso. Duas motos também foram levadas, porém, abandonadas momentos depois em uma estrada de terra.
Oito bandidos armados chegaram a pé à Estação e posteriormente mais dois deles entraram para ajudar no crime. Segundo informações, próximo ao local, um caminhão ficou à espreita às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255) dando suporte ao roubo. Estima-se que 15 indivíduos participaram da ação.
Durante o roubo, dois funcionários que trabalham no local foram rendidos por volta das 21 horas e trancados em um banheiro. O vigilante, um dos trabalhadores presentes no local, contou que foi obrigado a fazer ronda de rotina com uma arma apontada para as suas costas a fim de não levantar suspeitas.
A ação durou por volta de 5 horas e, após os assaltantes deixarem o local, os funcionários arrombaram a porta e acionaram a Polícia Militar. As autoridades realizaram buscas pelas redondezas, mas ninguém foi preso ou localizado. O caso será investigado.
Atividades não serão interrompidas
Por meio de nota, o Daae confirmou que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Araraquara foi alvo de assalto por quadrilha fortemente armada. Cabos elétricos, bombas, aeradores, moto do vigia e outros equipamentos e materiais foram levados da unidade. "O Daae espera que as investigações prosperem e que a quadrilha, que notoriamente age de forma planejada e articulada, com informações privilegiadas, seja contida", afirmou.
Segundo a autarquia, todas as medidas foram tomadas para colocar a ETE em funcionamento. Além disso, uma das lagoas da ETE não foi afetada e, por isso, foi possível manter a estação funcionando normalmente.