A Ferroviária acerta os últimos detalhes para sua estreia no Paulistão 2022. O primeiro compromisso da Locomotiva está marcado para esta terça-feira (25), às 21 horas, na Neo Química Arena, em São Paulo, contra o Corinthians.
Em sua última entrevista antes da partida, o técnico afeano Elano Blumer falou sobre o processo de reformulação do elenco que bateu na trave no Campeonato Brasileiro da Série D. "Todo ano temos essa remontagem. Temos de nove a onze atletas que disputaram a Série D. Não vou relatar se tem ou não alguém como titular, mas é importante saber que temos uma sequência de atletas e os que chegaram estão comprometidos também para fazermos o nosso melhor desempenho dentro da competição, que é muito difícil. Estamos muito esperançosos para conseguirmos fazer um bom trabalho", destacou o comandante.
Sobre o Corinthians, primeiro adversário no Paulistão, Elano o aponta como favorito, mas vê a Ferroviária com chances de buscar um bom resultado na capital. "Lógico que não é possível deixar todas as situações de jogo organizadas. Tem pouco tempo de treino, jogador chegando em cima da hora e tem essa questão da Covid-19. Acho que todos estão passando por essas dificuldades, mas faz parte. O Corinthians é o favorito, joga em casa, mas temos feito uma boa preparação. Estamos remando para o mesmo lado, os atletas têm entendido a forma como devemos encarar o campeonato e isso é positivo", pontuou o técnico.
O elenco
Entre os destaques do elenco afeano está o atacante Bruno Mezenga, artilheiro do Paulistão do ano passado com 9 gols, que retornou após disputar a Série B nacional pelo Goiás. O time de Araraquara se reforçou ainda com o goleiro Gabriel Gasparotto, os laterais Rafael Luiz, João Lucas, Breno Lopes e Vidal, os zagueiros Didi e Arthur, os meio-campistas Uillian Correia, Murilo Rangel, Vitinho e Gegê, os atacantes Tcharlles e Netto.
Quem também ganhou oportunidade foram cinco atletas que se destacaram na Copa São Paulo de Juniores: o goleiro Benassi e os meio-campistas Guilherme Malheiro, Ian Luccas, Pedro Acácio e Jhoninha, além de Thomaz, que subiu do sub-20 no final de 2021. Eles se juntam ao plantel que manteve alguns nomes da Série D de 2021, como os goleiros Saulo e Léo Wall, o lateral Bernardo, os zagueiros Léo Rigo, Gustavo Medina e Bruno Leonardo, os meio-campistas Marquinhos, Nando Carandina, e os atacantes Julio Vitor e Gleyson.
O time araraquarense vem de uma boa campanha no Paulistão 2021, quando chegou às quartas de final e acabou eliminado pelo São Paulo. A equipe também se prepara para a disputa da edição 2022 da Copa do Brasil, onde terá como adversário na primeira fase o Vasco da Gama-RJ, em partida ainda sem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A preparação
A preparação da Locomotiva para o estadual teve início no final de 2021, quando o time realizou três jogos-treino na Fonte Luminosa, onde venceu a Matonense por 3 a 0, superou o Rio Claro por 1 a 0 e empatou com o XV de Piracicaba por 1 a 1. Em Itu, a equipe realizou mais um jogo-treino, onde empatou sem gols com o Athletic Club-MG, time que disputa a elite do Campeonato Mineiro. De volta à Araraquara, a Locomotiva recebeu o Grêmio Novorizontino no último sábado (15) na Fonte Luminosa, onde levou a pior por 2 a 1, após um primeiro tempo empatado sem gols com os dois times principais em campo. Em seu último jogo-treino para o Paulistão, a Ferroviária venceu o Mirassol por 2 a 0 na última quinta-feira (20) no Estádio José Maria de Campos Maia, casa do adversário. Os gols foram marcados por Rafael Luiz e Thomaz.
A competição
A Ferroviária integra o Grupo B do Paulistão juntamente com São Paulo, Grêmio Novorizontino e São Bernardo, porém não enfrentará essas equipes na primeira fase. Isso porque o campeonato repete o regulamento dos anos anteriores, onde os clubes enfrentam todos os oponentes dos outros três grupos em turno único na fase inicial, classificando os dois primeiros colocados de cada chave, que se enfrentam nas quartas de final.
A partir das quartas de final, a competição passa a ser disputada no sistema de mata-mata, em jogo único, assim como a semifinal. Somente a final será realizada com duelos de ida e volta. Duas equipes serão rebaixadas para a Série A2 de 2023 e essa definição, assim como nos anos anteriores, será baseada na pontuação obtida pelas equipes na classificação geral da primeira fase, sem considerar os grupos.
JOGOS DA FERROVIÁRIA NA 1ª FASE
1ª rodada – 25/1 – Terça-feira – 21h
Corinthians x Ferroviária
2ª rodada – 29/1 – Sábado – 18h30
Ferroviária x Água Santa
3ª rodada – 1/2 – Terça-feira – 21h
Botafogo x Ferroviária
4ª rodada – 6/2 – Domingo – 20h30
Ferroviária x Red Bull Bragantino
5ª rodada – 9/2 – Quarta-feira – 21h30
Ferroviária x Ponte Preta
6ª rodada – 12/2 – Sábado – 18h30
Santo André x Ferroviária
Jogos com data a serem confirmadas:
7ª rodada – 16/2 – quarta-feira
Ferroviária x Palmeiras
8ª rodada – 20/2 – domingo
Inter de Limeira x Ferroviária
9ª rodada – 26/2 – sábado
Ituano x Ferroviária
10ª rodada – 6/3 – domingo
Ferroviária x Santos
11ª rodada – 13/3 – domingo
Guarani x Ferroviária
12ª rodada – 20/3 – domingo
Ferroviária x Mirassol
Clique aqui para conferir a tabela completa