InícioNotíciasGeralMorre João Carlos di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo

Morre João Carlos di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo

Segundo a Assessoria de Imprensa do grupo, o professor faleceu em casa, de causas naturais

Faleceu na noite deste sábado (12), o professor João Carlos di Genio, aos 82 anos de idade. Di Gênio foi fundador do grupo educacional Unip/Objetivo. Segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, a morte do professor foi por causas naturais. Ele completaria 83 anos no próximo dia 27 de fevereiro.

Quando era estudante de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), em 1965, Di Genio e alguns professores e colegas de faculdade decidiram abrir o próprio curso preparatório para vestibulares de Medicina. Deram o nome de Objetivo. Desde então, devido ao grande sucesso dos alunos nos exames vestibulares, Di Genio formou-se médico, mas escolheu continuar como professor.

Objetivo e Universidade Paulista UNIP

Di Genio abriu o colégio Objetivo em 1971 e as faculdades Objetivo em 1972. As faculdades se transformaram, em 1988, na Unip (Universidade Paulista).

Nas décadas de 1970 e 1980, Di Genio criou um CPT (Centro de Pesquisa e Tecnologia) e o POIT (Programa Objetivo de Incentivo ao Talento), com cursos de robótica, arte, criatividade, para crianças. Criou o Teatro-laboratório, que unia palco, tecnologia, arte e ciência.

Na década de 1980, abriu escolas em plena natureza, uma em Angra dos Reis-RJ (Escola do Mar); outra às margens do Rio Negro, no Amazonas, (Escola da Natureza); e outra no Lago Paranoá, em Brasília-DF. Os alunos passavam dias em barcos-laboratórios e andando em meio à natureza, para realizar pesquisas.

Di Genio, em 1972, criou um festival de música (FICO), que dura 50 anos e projetou muitos artistas hoje consagrados. No início de 1990, ofereceu aulas por satélite a estudantes de todo o Brasil. Aulas por telefone, via ondas de rádio e pela internet foram recursos de ensino a distância utilizados pelo Objetivo desde a década de 1980.

Em uma de suas edições no ano de 1999, a Revista Veja publicou matéria com Di Gênio e o designou como "O rei do ensino" (1 set. 1999). Naquele mesmo ano, a UNIP também começava suas atividades em Araraquara, no prédio onde hoje funciona a unidade da Justiça Federal (Avenida Padre Francisco Sales Colturato, a 36).

A matéria de capa, remetia ao crescente número de universidades privadas no fim das décadas de 90 e início dos anos 2000.

A publicação ressaltou a expansão da Unip e dos negócios no campo da educação: “Ele já tinha o maior colégio e o maior cursinho do Brasil. Agora tem a maior universidade”.

João Carlos Di Gênio completaria 83 anos dia 27 de fevereiro. O empresário deixa esposa e três filhos adolescentes.

Sair da versão mobile