Em Araraquara, do dia 14 a 20 de fevereiro, foram contabilizadas 669 ações de fiscalização no município. As operações são realizadas pela força-tarefa e envolvem equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da Polícia Militar (PM).
Neste período, foram 383 ações de 14 a 17 de fevereiro, e 286 durante o fim de semana, de 18 a 20 de fevereiro. Foram fiscalizados os seguintes locais:
– Bares / restaurantes / lanchonetes / similares: 126.
– Shoppings / lojas âncoras / Mercado Municipal / atacadistas / varejistas e supermercados de grande porte: 79.
– Academias de condicionamento físico: 15.
– Construção civil / casa de material de construção: 59.
– Lotéricas/Órgãos públicos: 3.
– Outros estabelecimentos comerciais: 311.
– Área de lazer/chácaras/campo de futebol: 1.
– Residências / condomínios / repúblicas: 1.
– Praças/áreas públicas: 54.
– Igrejas: 1.
Quanto à abordagem de pessoa física por falta de uso de máscara foram contabilizadas 19 intervenções.
Essas ações resultaram em 34 autos de infração: 19 autos de infração por descumprimento de uso de máscara, 14 por descumprimento do isolamento social e 1 por ausência de autorização pertinente para atendimento de consumidores em calçadas e/ou em estabelecimentos que fornecem alimentos.
As equipes de fiscalização continuam nas ruas monitorando e exigindo o cumprimento do decreto municipal em vigor. Vale ressaltar a importância do uso contínuo de máscaras, bem como higienizar sempre as mãos, evitar aglomerações desnecessárias e completar o esquema vacinal oferecido.