Um dos líderes da equipe do AZ Araraquara, o armador araraquarense Nezinho comentou sobre a boa fase do time, que encerrou a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Basquete com 100% de aproveitamento (seis vitórias em seis jogos). A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e serve como uma divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), maior campeonato da modalidade no país.
A CBB ainda não definiu os confrontos da segunda fase, visto que as disputas do outro grupo ainda estão em andamento, porém Nezinho prevê um nível mais exigente para a sequência da competição. "As expectativas são as melhores, mas sabemos que as dificuldades vão aumentar porque a nossa equipe é nova e agora todos conhecem, sabem que tem uma força e todos vão querer tirar uma casquinha. Então temos que continuar nos preparando da maneira forte como estávamos para não sermos surpreendidos nos jogos e poder continuar em busca do nosso objetivo", avalia.
Enquanto aguarda a definição da segunda fase da competição nacional, o AZ Araraquara já tem um novo desafio pela frente. O time comandado pelo técnico Fábio Appolinário tem participação confirmada na Copa São Paulo, competição promovida pela Federação Paulista de Basketball e que contará com a participação de nove equipes do estado.
Nezinho se mostra confiante para essa competição. "A equipe está se preparando, ganhando corpo. Antes eu reclamava que tínhamos poucos jogos e que precisávamos de jogos para vermos em que nível estávamos, agora com esse intervalo do primeiro para o segundo turno vamos ter a Copa São Paulo e vamos ganhando corpo, diminuindo os erros e fazendo os acertos que o Fábio precisa para a equipe estar preparada o mais rápido possível, tanto para os playoffs do Campeonato Brasileiro quanto para o mata-mata da Copa São Paulo", aponta.
O armador de 40 anos assegura que a equipe está pronta para encarar uma sequência intensa de jogos que virão pela frente a partir do momento em que as duas competições serão disputadas simultaneamente. "A preparação foi muito boa, tanto na parte física quanto na parte tática e técnica, justamente para suportarmos isso. É normal, está no planejamento e vamos para cima para estarmos preparados e para não ter lesões, que é o mais importante. Acredito muito na preparação física da equipe, no nosso preparador físico Fábio Miquilini e acredito que a equipe vai chegar em boas condições para poder suportar a maratona de jogos desses dois torneios", completou.
A Copa São Paulo
Na primeira fase da Copa São Paulo, os clubes foram divididos em duas chaves, com o Grupo A composto por AZ Araraquara, Basquete Assis, Grupo BT/Clube de Campo Tatuí, Liga Sorocabana e XV de Piracicaba, enquanto o Grupo B é formado por América/UNIRP/SMEL de São José do Rio Preto, FR/SEMELP Pindamonhangaba, Memorial/FUPES/Santos e São José Basketball de São José dos Campos.
A partida que abrirá a competição será entre a Liga Sorocabana e o AZ Araraquara, que se enfrentarão no dia 8 de março, próxima terça-feira, às 19h, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba. Já a primeira partida oficial do time araraquarense diante de sua torcida está marcada para o dia 12 de março, sábado, às 19h, no Ginásio Municipal Guilherme Fragoso Ferrão, o Ginásio da Pista, e será contra o Grupo BT/Clube de Campo Tatuí.
Segundo o regulamento, os times se enfrentam na primeira fase em turno e returno, dentro de seus respectivos grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam para a Fase de Playoff, que será disputado no sistema melhor de três jogos e que será formado da seguinte maneira: 1º do Grupo A contra o 4º do Grupo B, 2º do Grupo A contra o 3º do Grupo B, 1º do Grupo B contra o 4º do Grupo A, e 2º do Grupo B contra o 3º do Grupo A. Os quatro melhores avançam ao Final Four, etapa que definirá o campeão.
Encontro com o prefeito
Na última quarta-feira (2), Nezinho esteve no Estádio da Fonte Luminosa, onde se encontrou com o prefeito Edinho e o presenteou com uma camisa do AZ Araraquara, durante o jogo em que a Ferroviária acabou derrotada por 1 a 0 pelo Vasco da Gama-RJ pela Copa do Brasil. O prefeito, que é um dos principais responsáveis pela implantação do time adulto masculino de basquete na cidade, agradeceu pelo presente. "Meus agradecimentos ao Nezinho, ao Fábio Appolinário e, em nome deles, a toda a equipe e comissão técnica. Trabalhamos muito pela volta do basquete masculino em nossa cidade. Todo o esforço da Prefeitura, Fundesport e patrocinadores tem sido recompensado", disse Edinho.