A secretaria municipal da Saúde de Araraquara confirmou nesta terça-feira (15), o terceiro óbito provocado pela dengue em 2022 no município. Trata-se de um idoso de 77 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado em hospital da rede privada do município, teve seu quadro agravado pela dengue e veio a óbito.
O primeiro caso foi registrado na última quinta-feira (10), quando foi confirmada a morte de uma idosa, de 68 anos. Cerca de 24 horas depois, a prefeitura de Araraquara informou a morte de uma mulher de 39 anos causada pela doença. A Secretaria da Saúde instaurou uma sindicância para apurar suspeita de negligência no atendimento médico após a família alegar que ela buscou ajuda por cinco vezes em menos de uma semana nas unidade de pronto atendimento.
Atendimento
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta terça-feira (15) o Centro de Atendimento de Dengue, instalado no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha).
De acordo com Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, que acompanhou a abertura do serviço, a procura por atendimento no primeiro dia está dentro do previsto e a estrutura montada está garantindo bom fluxo.
"Nós temos aqui três médicos atendendo e as consultas estão fluindo muito bem. Vamos continuar avaliando; hoje, neste primeiro dia, a resposta está positiva", afirmou a secretária. "Nós estamos organizando o serviço com base na demanda. Com a queda expressiva da demanda de pacientes com suspeita de Covid-19, nós tiramos esse atendimento aqui do hospital de campanha, concentramos na UPA da Vila Xavier, e estamos utilizando essa estrutura agora para os casos suspeitos de dengue", reforça ela.
As pessoas que procuram o centro com sintomas de dengue passam por consulta médica, exames e reidratação, se for necessária. Além do Centro de Atendimento de Dengue, os postos de saúde do município também estão atendendo casos suspeitos, das 7h30 às 16h30.
No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
Eliana reforça ainda a importância das pessoas com sintomas de dengue procurarem atendimento médico. "Estamos preparados para atender a demanda, assim como batalhamos contra a Covid. As pessoas devem ficar atentas", acrescenta.
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO MÉDICO
– Centro de Atendimento de Dengue, localizado no antigo Hospital de Campanha
Das 7h às 19h – todos os dias, inclusive fins de semana e feriados (com distribuição de senhas até 18h30)
R. Domingos Zanin, 600 – Jardim Artico
– Unidades de Saúde do município
Das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira
– UPA Central e UPA Valle Verde
24 horas