InícioEsporteEstreia de Rincón no futebol brasileiro foi em Araraquara

Estreia de Rincón no futebol brasileiro foi em Araraquara

Fonte Luminosa recebeu primeira partida do ídolo colombiano pelo Palmeiras em 1994

O futebol perdeu nesta quinta-feira (14) o ex-jogador Freddy Rincón, que faleceu aos 55 anos de idade, após não resistir aos ferimentos de um acidente de carro na Colômbia (leia mais). O colombiano construiu uma carreira de sucesso no futebol brasileiro e a primeira vez em que entrou em campo por um clube do Brasil foi em Araraquara.

Em 1994, ele desembarcou no país para atuar pelo Palmeiras, que vinha animado pelas conquistas do Paulistão e do Campeonato Brasileiro do ano anterior. Sua primeira partida pelo alviverde foi pela estreia do time no Paulistão, contra a Ferroviária no Estádio da Fonte Luminosa. A partida, que contou com um público de 13.132 pagantes, foi realizada na noite de 26 de janeiro, uma quarta-feira.

Na ocasião, o Verdão levou a melhor por 2 a 0. O artilheiro Evair abriu o placar com um gol de  cabeça após cobrança de escanteio. O alviverde ampliou com o volante César Sampaio, que recebeu assistência de Rincón para driblar o goleiro afeano Rafael e tocar para a rede (clique aqui para conferir os gols). Naquele ano, o Palmeiras voltaria a levar o título do Paulistão, que foi a primeira conquista do colombiano no Brasil.

Naquela ocasião, a Ferroviária do técnico Vail Motta foi escalada com Rafael, Marquinhos, Vilmar, Paulinho Oliveira e Bezerra; Beto (Tigrila), João Batista, César e Luciano Silva; Ronaldo e Luís Carlos (Otávio Augusto). Já o Palmeiras foi escalado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo com Sérgio, Gil Baiano, Tonhão, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Rincón (Sorato) e Zinho; Maurílio (Amaral) e Evair.    

Depois de atuar pelo Verdão, o meio-campista ainda vestiu as camisas de Corinthians, Santos e Cruzeiro no futebol brasileiro. Fez história no Corinthians ao ser o capitão do time que conquistou o Mundial de Clubes da FIFA de 2000 no Maracanã, o primeiro título Mundial do clube que voltaria a repetir o feito em 2012 no Japão.

Após encerrar a carreira, Rincón voltou a Araraquara em 2012 para jogar no campo do Clube Araraquarense (antigo Estádio Municipal), que na ocasião recebeu uma das etapas da 4ª edição do Campeonato Brasileiro de Showbol, que contou com a participação de 12 grandes clubes do país e reuniu nomes como Viola, Dinei, Axel, Boiadeiro, Paulo Rink e Marcelo Ramos. Na ocasião, o colombiano defendeu o Corinthians, porém o Santos foi o classificado dessa etapa.

 

 

Sair da versão mobile