Em Gavião Peixoto-SP, alunos da 5ª série da EMEF Martha Ferreira da Cruz tiveram uma terça-feira (19), de aula em meio à natureza. Após uma explanação teórica sobre educação ambiental, eles foram até às margens do Jacaré-Guaçu para auxiliar no resgate de peixes que ficaram presos em poças na vazante do rio.
Segundo a Prefeitura, a ação foi autorizada pelo Ministério Público de Araraquara-SP e contou com a ajuda de funcionários da Secretaria de Obras, Planejamento e Desenvolvimento e com a supervisão de Abdo Najm Neto, que é biólogo e professor do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental na Uniara (Universidade de Araraquara).
"O procedimento realizado nesta terça-feira foi de transferência de alevinos de lagoas não-marginais do rio Jacaré-Guaçu. Devido às fortes chuvas que caíram recentemente, poças foram formadas e elas não possuem contato com o rio. Uma chance única para as crianças poderem ver de perto o que aprendem na sala de aula", explicou o biólogo.
José Alves Filho, secretário da Agricultura e Meio Ambiente também participou da ação. "Estamos sempre preocupados com o meio ambiente e esta ação, além de preservar os peixes da nossa região, também é educativa, já que contou com a participação de alunos da nossa rede municipal de ensino. Queremos que eles [alunos] tenham consciência ambiental e levem isso para dentro de casa, para a família e amigos", disse o secretário.
Mais de 50 alunos acompanharam tudo de perto e na prática. Dezenas de peixes e alevinos foram salvos. Em suas redes sociais, a prefeitura de Gavião Peixoto declara que continuará transferindo os peixes das poças, durante a semana.