InícioNotíciasGeralOposição tenta instalar “CEI das sepulturas clandestinas”

Oposição tenta instalar “CEI das sepulturas clandestinas”

Bancada do Patriota assina Requerimento com vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos). São necessárias seis assinaturas

Vereadores de oposição ao governo Edinho Silva (PT) tentam emplacar na Câmara Municipal de Araraquara uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CEI para investigar a venda clandestina de sepulturas nos cemitérios municipais.

O Requerimento (N° 515/2022) é assinado pelos vereadores da bancada do partido Patriota (Marchese da Rádio, Dr. Marcos Garrido e Carlão do Joia) e Lineu Carlos de Assis, do Podemos. A proposta de CEI foi protocolada na Câmara Municipal no final da tarde de segunda-feira, dia 6.

Os vereadores favoráveis à instalação da “CEI das sepultas clandestinas” querem investigar as reponsabilidades dessas vendas irregulares das concessões públicas. A proposta do Requerimento de instauração da CEI é que a investigação tenha duração de 60 dias.

No Requerimento, os vereadores que assinam o documento dizem que “que os prejuízos desta venda clandestina podem não apenas repercutir na esfera patrimonial da Administração, mas também podem descambar para a violação dos princípios que regem a administração pública – em essência, os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade.”

1) – Seja instaurada CEI, tendo por objeto específico “a investigação de venda clandestina de sepulturas nos Cemitérios Municipais”;

2) – Que a referida CEI conte com 6 (seis) membros, indicados pela Presidência da Câmara Municipal de Araraquara, nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Araraquara;

3) – Que a referida CEI tenha prazo de duração de 60 (sessenta) dias. São necessárias seis assinaturas (faltam duas) para a CEI ser autorizada na Câmara de Araraquara.

Lei dos Cemitérios

A primeira lei (Nº 649) que trata sobre a concessão de áreas em cemitérios municipais de Araraquara foi publicada em 18 de março de 1958. No Artigo 1º, a lei estabelece que “desde que observadas as normas técnicas, estabelecidas pela Diretoria de obras e Serviços Públicos, toda pessoa poderá mandar executar qualquer obra nos Cemitérios do Município, uma vez pagos os emolumentos previstos em lei, por oficiais particulares”.

Sair da versão mobile