Neste domingo (10), as Guerreirinhas estreiam no Campeonato Paulista Sub-15, contra o Primavera, às 14 horas. Esta é a primeira edição do torneio, e todas as partidas serão realizadas na cidade de Santana de Parnaíba-SP, no estádio municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva.
A Ferroviária está no Grupo 1, ao lado de Primavera. Inicialmente, seriam três equipes no grupo, mas o Instituto Estrela de Guarulhos desistiu da competição.
A competição teve início no dia 26 de junho. A estreia das Guerreirinhas estava marcada para o dia 02 de julho, contra o Instituto Estrela. Mas com a desistência do adversário, a estreia grená acontecerá no domingo (10).
O técnico Anderson Clayton falou sobre a importância da competição de base no futebol feminino. “Eu vejo que o futebol feminino vem tendo uma evolução muito grande. Eu acho que a Federação está de parabéns por ter tomado essa iniciativa, porque a categoria profissional precisa muito desse respaldo das categorias de base. Então eu acredito que o futebol feminino só tem a evoluir. Nós estamos hoje muito felizes com essa oportunidade de ter a equipe sub-15”, disse. Anderson também falou sobre a estreia. “Domingo a gente estreia. Estamos muito focados nisso, bastante preparados para esse jogo”, pontuou.
A goleira Isadora tem 15 anos e falou sobre a preparação da Locomotiva. “Estamos há alguns meses de preparação, de treinos muito fortes e intensos. Todas as meninas estão dando o máximo de si pra conseguir chegar no campeonato e fazer uma ótima estreia, fazer ótimos jogos. Estamos muito confiantes, esperamos fazer uma ótima partida e garantir os três pontos”, falou.
A zagueira Ana Elisa, também de 15 anos, espera fazer uma boa estreia. “A preparação vem sendo muito intensa, as meninas estão dando o máximo. A gente espera chegar na competição, fazer um bom jogo e garantir os três primeiros pontos”, comentou.
Depois da estreia, a Ferroviária voltará a campo no dia 30 de julho, para enfrentar o Primavera novamente.
Sistema de disputa
Serão nove equipes na disputa, divididas em três grupos de três. As equipes se enfrentarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se de fase a equipe com maior número de pontos dentro de cada grupo e o melhor segundo colocado. A semifinal, decisão de terceiro lugar e final, serão disputadas em partida única.
Todas as partidas terão 70 minutos de duração, divididos em dois tempos de 35 minutos. Os times participantes são: Ferroviária, Primavera (Indaiatuba), Centro Olímpico (São Paulo), Grêmio Osasco Audax (Osasco), Jundiaí EC (Jundiaí), Instituto Tiger (São Paulo), FF Campinas (Campinas) e Projeto Meninas em Campo (São Paulo).