InícioEsporteAnalista de desempenho destaca dedicação pré-final

Analista de desempenho destaca dedicação pré-final

'Trabalho não para', garante Rafael Silva, às vésperas do duelo que definirá o título da Copa Paulista

Às vésperas da decisão da Copa Paulista, o trabalho na Ferroviária não para. Pelo menos é o que garante o analista de desempenho do clube, Rafael Silva. O trabalho é uma das armas da equipe grená que ganha destaque para buscar o título em sua segunda decisão consecutiva. O profissional contou que a observação e análise serão fundamentais para fechar bem o ano.

“É o último jogo da temporada para nós, uma final, e a parte da análise não para. Estamos nos preparando para esse jogo para que possamos fazer uma semana boa de treinos e levar essas informações para conseguirmos os resultados. Já batemos na trave ano passado e não queremos perder essa oportunidade de novo agora”, declarou.

A Ferroviária conta com o departamento de análise de desempenho desde 2015, quando o clube garantiu o acesso da Série A2 para a elite do futebol paulista. O trabalho não é realizado apenas para a equipe profissional, mas também se estende às categorias de formação e ao futebol feminino.

“Nossa principal função é subsidiar a comissão técnica de informações da sua equipe e, em um segundo momento, do adversário”, explica Rafael Silva, que não é o único responsável pela análise de desempenho do clube e divide funções com Eduardo Rostaiser. “Fico mais voltado para a nossa equipe em si, com as análises das competições, e o outro profissional foca mais no trabalho de análise de mercado, que é a de procurar jogadores para a equipe”.

Mesmo assim a demanda é grande, e a organização para o Paulistão Itaipava 2018, por exemplo, já será diferente. “A quantidade de informações que a gente precisa buscar e filtrar aumenta muito, porque precisamos cumprir todas as etapas, passar para a comissão técnica e fazer as discussões com a equipe em muito pouco tempo. Já na Copa Paulista, com os jogos semanais, temos mais tempo para fazer tudo isso”, disse.

 

Integração

O trabalho da análise de desempenho não termina apenas em observações, mas requer integração e diálogo com diferentes departamentos do clube, especialmente a comissão técnica. Segundo Rafael Silva, o processo realizado ao longo da disputa da Copa Paulista já tem apresentado resultados.

“Investigamos o que a equipe tem feito durante os treinamentos e as partidas para a gente discutir esses pontos, expor e escutar opiniões diferentes. Dá para observar uma progressão muito boa, dentro dessa competição a equipe mostrou algumas situações que não eram adequados que a gente conseguiu evoluir com esse processo”, concluiu.

Após o empate sem gols no jogo de ida, Ferroviária e Inter de Limeira voltam a se enfrentar neste sábado (25), às 18h, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.

 

 

Sair da versão mobile