Na tarde deste sábado (30), o Palmeiras venceu o Santos por 1 x 0, em partida disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou mais um título da Taça Libertadores da América.
Logo após a partida, torcedores de Araraquara se aglomeraram em frente ao Teatro Municipal, na Fonte Luminosa, em Araraquara, para comemorar a conquista, apesar da pandemia.
Pessoas de diversas idades, muitas delas sem máscaras, não seguiram a recomendação de distanciamento social indicadas no Plano SP. Atualmente, de segunda à sexta, após as 20 horas, e aos sábados e domingos, todos os municípios devem seguir as regras da Fase Vermelha, que impede a abertura de bares, restaurantes e outros estabelecimentos.
A Polícia Militar esteve no local e impediu o trânsito no local para tentar inibir a concentração de torcedores, mas não conseguiu evitar a aglomeração. Membros de uma torcida organizada do clube foram identificados e serão alvo de um boletim de ocorrência, que será apresentado ao Ministério Público. Fogos de artifício, cuja soltura é proibida por lei no município, também foram usados pelos torcedores.
Aumento de casos
Araraquara registrou neste sábado, mais 67 casos positivos de Coronavírus, o que equivale a 38% de 178 amostras analisadas. Portanto, agora são 10.272 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 367 permanecem em quarentena e 9.722 já saíram. Aguardam resultado de exames 218 amostras.
Hoje, 95 pacientes estão internados. Destes, 65 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 59 confirmados. E 30 estão na UTI – 2 suspeitos e 28 confirmados. Do total de 95 internados, 67 são moradores de Araraquara e 28 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 66% de leitos de enfermaria e 53% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19 o Hospital de Campanha tem 31 pacientes.
Foram notificados, até o momento, 114 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os óbitos mais recentes registrados são de um idoso de 86 anos, com comorbidades, internado em hospital público desde o dia 16 de janeiro, e de um homem de 27 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital público desde 21 de janeiro.