InícioNotíciasGeralAraraquara assina documento de parceria com Torres Vedras

Araraquara assina documento de parceria com Torres Vedras

Comitiva formalizou o intercâmbio econômico e cultural e participou de conferência sobre Economia Criativa e Solidária

O prefeito Edinho Silva e o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (que equivale ao cargo de prefeito), assinaram na noite de sexta-feira (2) o termo de cooperação que estabelece parceria econômica e cultural entre Araraquara e o município português, além de troca de experiências nas políticas públicas.

"É um momento historicamente importante para todos nós na construção de perspectivas e compartilhamento de experiências administrativas, além de parceria no desenvolvimento econômico", afirmou o prefeito Edinho. No mesmo evento, a Câmara de Torres Vedras ainda anunciou a liberação de recursos para a colaboração na recuperação do casarão do Assentamento Bela Vista.

"Agradeço ao presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, pela acolhida e pelo empenho na construção desse acordo que irá contribuir com o desenvolvimento das ações nos dois municípios, e também ao presidente da Câmara de Araraquara, Jeferson Yashuda [PSDB], pelo apoio da nossa Casa de Leis na construção dessa parceria", complementou o prefeito.

No mesmo dia, Edinho ainda foi homenageado pela Câmara de Torres Vedras com a oferta da medalha da cidade, devido a sua trajetória política, e visitou a exposição de artistas brasileiros do Coletivo Brasil 2018, projeto que integra o "Arte ao Centro".

Conferência

Na tarde desta segunda (5), Edinho participou de outro evento oficial: a conferência "O papel das plataformas colaborativas na promoção da economia social: os casos de Torres Vedras e Araraquara".

"A economia social e solidária faz parte do nosso termo de cooperação e penso que é um tema fundamental no momento em que vivemos. É um instrumento importante para enfrentarmos o desafio de desemprego estrutural", revelou Edinho.

O prefeito apresentou os trabalhos e programas que são desenvolvidos em Araraquara, que foram reforçados pela fala da coordenadora de Economia Solidária e Criativa, Camila Capacle.

"Nosso grande desafio é gerar riqueza sem degradar, destruir os recursos naturais e oprimir os trabalhadores. Nesse sentido, a economia social e solidária assume um papel central, assim como a economia criativa. São ações alternativas de auto-organização dos trabalhadores para geração de trabalho e renda", declarou Edinho.

Intercâmbio

Durante o final de semana, o prefeito ainda teve oportunidade de apresentar Araraquara para diversos empresários e conhecer o funcionamento de fábricas e empresas renomadas em Portugal e ao redor do mundo.

Uma das visitas foi na fábrica de equipamentos Eugster & Frismag Eletrodomésticos Ltda. "É muito interessante conhecer o modelo produtivo exportador dessa unidade, que é extremamente competitiva na União Européia, em outras regiões da Europa e do mundo. Inclusive exporta para o Brasil", declarou.

Outra visita foi à maior fábrica de bacalhau do mundo, a Riberalves. "Tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação, desde a chegada do peixe, até ser embalado para a venda. O Brasil representa o maior mercado exportador para a empresa. A direção da empresa se propôs a efetuar a exportação diretamente aos comerciantes de Araraquara, acabando com qualquer forma de intermediação", revelou Edinho.

Além dessas empresas, também foram visitados o Grupo Raul Patrocínio Duarte, S.A. (que produz plantas para horticultura), a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa (maior produtora de vinho de Portugal) e as empresas Joper e Tomix (produtoras de equipamentos para a produção agroindustrial).

A viagem do prefeito Edinho e da equipe de Araraquara termina nesta terça-feira (6) e, segundo a Prefeitura, não gerou custos para o Município.

 

Sair da versão mobile