InícioEsporteAraraquara comemora boa fase do seu futebol feminino

Araraquara comemora boa fase do seu futebol feminino

Equipe sub-14 conquistou mais um título para as Guerreiras Grenás; seleção fará amistoso na Fonte

O futebol feminino de Araraquara conquistou mais um título e se consolida como a capital nacional da modalidade. A equipe da Ferroviária foi campeã pela primeira vez do Festival Feminino Sub-14, organizado pela Federação Paulista de Futebol, no último final de semana.

O título foi conquistado contra a equipe do projeto Meninas em Campo, de Santos. Após empate por 1 a 1, no tempo normal, as Guerreiras Grenás venceram por 5 a 3 nas cobranças de pênaltis. A decisão foi disputada em São Paulo, no estádio Conde Rodolfo Crespi.

A conquista do time sub-14 se junta ao bicampeonato da equipe principal no Brasileiro Feminino, ao vice-campeonato da Taça Libertadores da América e à conquista dos Jogos Abertos do Interior, além da grande campanha no Paulistão (quando ficou entre as quatro melhores equipes).

 

Seleção Brasileira

Se não bastasse o grande ano das Guerreiras Grenás, Araraquara ainda irá sediar um amistoso da seleção brasileira de futebol feminino no próximo dia 15, um domingo, às 18h30.

Na oportunidade, em um dia histórico, o Brasil enfrentará o México na Arena da Fonte Luminosa, com transmissão ao vivo do SporTV para todo o Brasil. É a primeira vez que uma seleção brasileira de futebol (masculina ou feminina) fará uma partida em Araraquara.

Duas atletas da Ferroviária estão na lista de convocadas para a seleção, que é treinada por Pia Sundhage: a goleira Luciana, de 32 anos (que retorna à seleção), e a meia-atacante Aline Milene, de 25 anos (é sua quarta convocação consecutiva). Além delas, também foi convocada a atacante araraquarense Bia Zaneratto, que joga no Incheon Hyundai Steel Red Angels, da Coreia do Sul.

 

Projeto de 2001

A coordenadora de Esportes e Lazer, Roseli Gustavo, lembra que a história do futebol feminino em Araraquara começou em 2001, no primeiro mandato do prefeito Edinho, com a parceria entre Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara) e Extra. Anos depois, a parceria foi firmada com a Ferroviária.

“Esses resultados são reflexos de um trabalho que já vem desde 2001. É uma cidade que respira futebol feminino. O time sub-14 tem muitas meninas que são das Escolinhas de Esportes e que treinam no campo do Acco [Estádio Luiz Bento Palamoni, na Vila Xavier]. A nossa base vem crescendo muito, e 2020 será um ano ainda melhor para o futebol feminino”, afirma Roseli.

Para a coordenadora, a vinda da seleção brasileira para Araraquara é um reconhecimento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ao trabalho realizado pela modalidade no município.

“Com o título do Brasileiro e o vice da Libertadores, Araraquara é um celeiro do futebol feminino. Temos meninas também na seleção. O melhor lugar para sediar essa partida é Araraquara. É um reconhecimento merecido, além de nossa Arena da Fonte ter total estrutura para receber o amistoso”, complementa Roseli.

 

Sair da versão mobile