O total de casos de dengue registrados em Araraquara desde o início de 2022 chegou a 4.504. Foram 150 casos em janeiro, 696 casos em fevereiro, 2.656 em março e 1.002 em abril. Os número são da Vigilância Epidemiológica e mostram uma acentuada queda de novos casos em abril, na comparação com o mês anterior.
No entanto, dez óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara desd eo início do ano. Os dois óbitos suspeitos que estavam sendo investigados no SVO (Serviço de Verificação de Óbito) foram confirmados neste fim de semana. Ambos os pacientes estavam internados em hospital da rede privada da cidade.
Também neste fim de semana, foram registrados outros dois óbitos de pacientes diagnosticados com dengue, que também possuíam comorbidades e estavam internados em hospital da rede privada: um homem de 88 anos, que faleceu no sábado, dia 23, e um homem de 83 anos, que faleceu nesta segunda-feira, dia 25. A Prefeitura lamenta os óbitos e se solidariza com as famílias.
Sintomas
Vale lembrar que os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
Atendimento
O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.
A UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.