InícioNotíciasGeralAraraquara debate novos detalhes da passagem da Tocha Olímpica

Araraquara debate novos detalhes da passagem da Tocha Olímpica

Prefeito volta a ressaltar importância da participação da população na passagem da Tocha, no dia 18 de julho

Na tarde dessa quinta-feira (5), no sexto andar do Paço Municipal, o prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Governo, Comunicação e Esportes, Aluisio Braz, Boi, discutiram novos detalhes da passagem da Tocha Olímpica por Araraquara.

Os Jogos Olímpicos serão disputados no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto, e Araraquara foi escolhida como uma das pouco mais de 300 cidades brasileiras para integrar o circuito básico do Revezamento da Tocha Rio 2016.

Também participaram da reunião o vereador William Affonso, o presidente da Fundesport, Danilo Zero, e outros integrantes da Fundação, além de condutores da Chama Olímpica, que passará pela cidade na manhã do dia 18 de julho.

Segundo o prefeito Marcelo, com apoio do Consórcio Araraquara de Transportes, será realizado um evento teste com o mesmo itinerário por onde passará a Tocha na cidade. “O teste é importante para que o percurso transcorra com tranqüilidade, já que o comboio é composto por cinco ônibus”, ressaltou Marcelo.

Além do evento teste, as secretarias municipais de Esportes e Educação realizarão várias atividades na cidade alusiva à passagem da Tocha, e os patrocinadores oficiais – Coca-Cola, Nissan e Bradesco – distribuirão brindes à população.

Vinda de Jaú, a Tocha Olímpica, ainda permanecerá por dez minutos em frente à Arena da Fonte. Após quase uma hora de tempo de passagem pela cidade (dia 18 de julho), seguirá depois para São Carlos e Ribeirão Preto, antes de continuar seu percurso por várias outras cidades paulistas.

Momento histórico

De acordo com o prefeito Marcelo, a passagem da Tocha Rio 2016 por Araraquara será uma excelente oportunidade para projetar o nome do município em todo o País, além de conectar a população local ao espírito dos Jogos Olímpicos.

“Será uma honra para Araraquara receber a Tocha Rio 2016. E também é um reconhecimento poder, entre mais de 5 mil municípios brasileiros, ser premiada com a passagem da Chama Olímpica, o maior símbolo das Olimpíadas”, destacou Marcelo.

“Vamos mobilizar toda a população de Araraquara para recebermos a Tocha em uma grande celebração histórica, que antecederá a comemoração dos 200 anos da cidade, em 2017”, acrescentou o prefeito.

Para o secretário Aluisio Braz, Boi, será muito importante a participação da população, incluindo estudantes das redes municipal e estadual, “neste momento único na história do esporte de Araraquara”.

Histórico

Vale destacar que o Brasil realizará pela primeira vez na sua história uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, estes de 7 a 18 de setembro.

Precedendo a esse grande evento esportivo, com a participação de cerca de 4.350 atletas de 178 países, ocorre agora o Revezamento da Tocha Olímpica.

Tradicionalmente, a Chama Olímpica é acesa na cidade de Olímpia, na Grécia – berço dos Jogos – e trazida até a capital do País-Sede. Daí, a Chama segue transportada em uma tocha, conduzida em revezamento para várias cidades, incluindo as capitais de todos os estados brasileiros.

Depois de ser acesa em Olímpia, e viajar pelo país-berço dos Jogos Olímpicos e pela Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Chama Olímpica desembarcou no Brasil nesta terça-feira (3).

O Fogo Olímpico chegou a Brasília na terça, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros, pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. A Tocha será recebida em mais de 300 cidades brasileiras, mas o comboio poderá ser visto passando por outros 200 municípios.

Com o início do revezamento entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades, que dessa quinta-feira até o sábado (7) passará por municípios do Estado de Goiás e entrará em Minas Gerais, o percurso será encerrado com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto.

 

Sair da versão mobile