InícioNotíciasGeralAraraquara pleiteia vacina contra dengue junto ao Ministério da Saúde

Araraquara pleiteia vacina contra dengue junto ao Ministério da Saúde

Araraquara se candidatará para receber até 67 mil doses para população entre 9 e 29 anos

 

Em entrevista coletiva de imprensa, realizada na tarde dessa quarta-feira (24), no sexto andar do Paço Municipal, o prefeito Marcelo Barbieri anunciou que Araraquara irá pleitear, junto ao Ministério da Saúde, doses da vacina francesa Dengvaxia, para ser aplicada em um segmento da população da cidade no combate à dengue.

Marcelo estava acompanhado do professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP-SP), dr. Expedito Luna; do diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), dr. Valter Manso Figueiredo; do secretário municipal de Saúde, dr. Carlos Fernando Camargo; entre outros integrantes do governo.

De acordo com o prefeito, Araraquara se candidatará para receber até 67 mil doses da Dengvaxia (vacina já aprovada pela Anvisa para ser aplicada no Brasil). A vacina deverá ser aplicada na população de faixa etária entre 9 e 29 anos.

Marcelo ressaltou que Araraquara apresentará uma boa base de dados ao Ministério da Saúde pois desde agosto de 2014, pesquisa 3.514 crianças e adolescentes, de 2 anos a 16 anos de idade, com coletas sistemática de sangue, para monitorar e acompanhar casos de dengue na cidade.

Ainda segundo o prefeito, a pesquisa realizada pela equipe do médico Expedito Luna, em convênio com o Instituto de Medicina Tropical da USP-SP, e participação do Sesa, detectou que 9% do grupo pesquisado contraiu dengue neste período (2014-2015). A outra cidade que pleiteia ser credenciada é Goiânia (GO), que realiza pesquisa semelhante à de Araraquara.

 

Eficácia da vacina

O médico Expedito Luna também ressaltou a importância de Araraquara receber as doses da Dengvaxia por conta da pesquisa realizada com o grupo de crianças e adolescentes e pelo índice de contaminação da doença detectado.

Ainda segundo Luna, a eficácia da Dengvaxia, produzida pelo Sanofi Pasteur, é de até 65% da população vacinada, além da redução do vírus junto ao grupo imunizado, no caso os outros 35%.

Também o secretário municipal de Saúde, dr. Carlos Fernando Camargo, reiterou a importância de Araraquara ser contemplada pelo Ministério da Saúde. Somente em 2015, a cidade registrou mais de 6 mil casos de dengue.

“Se o município for escolhido pelo Ministério da Saúde estaremos muito bem preparados para aplicação da vacina, através da nossa rede básica de Saúde”, acrescentou o secretário. A expectativa é que a vacinação comece a ser realizada a partir de julho deste ano, caso o Ministério da Saúde aprove e finalize o processo de escolha das cidades e aquisição do medicamento.

Para o diretor do Sesa, dr. Valter Figueiredo, a aplicação da vacina numa criança possibilitará medir o impacto que ela trará em comparação com outra criança que não for imunizada na cidade.

Vale destacar que se Araraquara for contemplada com o medicamento injetável, cada pessoa irá receber três doses da vacina, em intervalo de seis meses.

 

Sair da versão mobile