Na próxima quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Araraquara receberá uma programação que terá como foco o debate em torno do futebol feminino. O Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) sediará, das 8h às 18h, o Programa Excelência Experience, promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
João Coelho, responsável pelo Departamento de Qualidade da FPF, explica que desde 2015 a entidade intensificou suas ações em prol do desenvolvimento da gestão dos clubes do futebol paulista e o principal projeto criado é o Programa de Excelência FPF. “Lançado em 2016, o programa chegou com uma abordagem diferente, com o objetivo de, junto aos clubes participantes, estabelecer critérios, metas e padronização de processos que contribuem para uma melhor gestão e profissionalização das atividades desempenhadas no dia a dia”, esclarece.
No programa, são avaliados dez quesitos: Futebol de Base, Futebol Feminino, Futebol Profissional, Disciplina, Marca Torcida e Comunicação, Match Day, Projetos Sociais e Sustentáveis (ESG), Recursos Humanos, Gestão Administrativa e Gestão Financeira. “Um dos diferenciais do programa é a competição exclusiva entre o clube e ele mesmo, temporada após temporada, avaliando sua performance e organização, não havendo nenhum item direcionado à competição entre os participantes. A cada temporada buscamos estudar as melhores práticas de gestão aplicadas no mercado e trazemos aos clubes como sugestão, sendo uma construção em conjunto com os participantes, o que contribuiu para o sucesso do projeto”, acrescenta João.
Ao término das avaliações, os clubes recebem uma classificação, que varia de Ouro, Prata e Bronze, ou Certificado de Participação, de acordo com a somatória de pontos adquiridos na temporada, havendo ainda como retorno uma premiação em dinheiro. Na última edição do programa, em 2022, foram distribuídos cerca de R$ 1.120.000 entre os 19 clubes premiados. “Em 2023, a FPF entra na sua 8ª edição com novidades, promovendo eventos exclusivos aos participantes através do Programa de Excelência Experience, gerando o debate dos principais assuntos do futebol e integrando cada vez mais o futebol paulista”, concluiu João Coelho.
Programação
O encontro, que tem participação exclusiva dos clubes filiados à entidade, terá início com o credenciamento e café de recepção às 8h. Às 9h, será feita a abertura da programação com a participação do prefeito Edinho. Às 9h10, será abordado o tema “Inserção no futebol feminino na estrutura dos clubes e captação de atletas”, com a participação de Nuéli Silveira (diretora de futebol feminino da Ferroviária), Cleo Prado (diretora das categorias de base de futebol feminino do São Paulo Futebol Clube), Rodrigo Coelho (coordenador das categorias de base de futebol feminino do São Paulo Futebol Clube) e Rafaela Esteves (coordenadora das categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária).
Às 10h30 haverá um coffee break e às 10h45 será debatido o tema “Desenvolvimento e integração de atletas de base e acompanhamento fisiológico, performance e social, com Luciano Capelli (fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino) e Annie Rangel (coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano). Às 12h, Nuéli Silveira comandará o tema “Case Ferroviária – Gestão de negócios e planejamento estratégico do futebol feminino”, que também tem o prefeito Edinho como convidado. A programação será encerrada com o almoço (13h30), visita à Fonte Luminosa (15h) e o encerramento (18h).