O município de Araraquara recebeu o selo Cidade Educadora concedido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice). O lançamento do selo foi realizado na última sexta-feira (26) em solenidade na sede regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), no Jardim Santa Mônica.
A adesão de Araraquara à Aice foi autorizada pela Lei Municipal nº 9.924, de 19 de março de 2020, de autoria do Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. Araraquara foi convidada a integrar a Aice por força das ações e programas municipais de educação em execução, que ganham força e capilaridade em razão de todas as ações intersetoriais em curso e pelos diversos programas e projetos municipais.
O conceito de cidade educadora expressa a noção de que toda cidade gera educação além das instituições tradicionais, para todos os seus cidadãos e desde os mais variados âmbitos.
Criada em 1990, a Aice está sediada na Espanha e é reconhecida mundialmente por ter como objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão a partir da educação. A associação reúne 500 cidades em 36 países.
No Brasil, são 25 municípios que compõem a Aice e receberam o selo: Araraquara, Camargo, Carazinho, Curitiba, Gramado, Guarulhos, Guaporé, Horizonte, Marau, Mauá, Nova Petrópolis, Palmeira, Passo Fundo, Porto Alegre, Raul Soares, Santiago, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Gabriel, São Paulo, Sarandi, Soledade e Vitória de Santo Antão.
Parcerias
Integrar a associação Aice permite ao Município fazer parte ativa de um conjunto de cidades parceiras, o que possibilita a formulação de projetos conjuntos, de modo a melhor enfrentar os desafios da globalização – a iniciativa permite conectar diretamente Araraquara com outras cidades e concretizar projetos em parceria visando melhorar a qualidade da educação.
Os objetivos da Associação Internacional de Cidades Educadoras estão em sintonia com as metas e estratégias constantes da Lei nº 8.479, de 17 de junho de 2015, que aprova o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2025, e com o Programa Araraquara 2050.
Os municípios membros da Aice assumem compromisso com os princípios da Carta de Cidades Educadoras. A adesão aos princípios da Carta reconhece a sua potencialidade expressa por meio das ações, projetos, programas, políticas públicas, espaços, tempos, atores e articulação de diferentes setores do governo e da sociedade como agentes pedagógicos que aportam o desenvolvimento do potencial humano e social.