Faleceu nesta quarta-feira (14) o esportista Sérgio Luiz Bonifácio, o Telão, aos 68 anos de idade. Ele estava internado desde outubro do ano passado por conta de uma convulsão e nesta quarta-feira não resistiu a uma parada parada cardiorrespiratória. O velório será realizado nesta quinta (15), das 12h às 16h15, e em seguida será realizado o sepultamento no Cemitério São Bento.
Telão construiu uma trajetória marcante no futebol brasileiro, sendo lembrado não apenas pelos gols e títulos, mas também pelo compromisso com a coletividade, a formação de jovens e a justiça social.
Revelado ainda muito jovem e chamado de Sérgio Luiz em sua carreira de atleta, foi campeão brasileiro pelo Guarani aos 17 anos e construiu boa parte importante de sua trajetória no Vila Nova de Goiás, onde se tornou ídolo da torcida e ganhou o apelido de “Príncipe”. Ao longo da carreira, passou por diversos clubes tradicionais do futebol nacional, como Atlético-PR, Vasco da Gama, Portuguesa, Ponte Preta, entre outros. Ele também era irmão de Eusébio Bonifácio, atleta da Ferroviária nos anos 1960 que participou de excursões históricas do clube na Europa e na África.
Telão também criou uma forte ligação com a Ferroviária, onde mais tarde atuaria como observador técnico, contribuindo para a descoberta de novos talentos. Ele também foi auxiliar técnico do time principal e chegou a comandar o time no quadrangular final do Campeonato Paulista da Série A2 de 2008.
Reconhecido pela postura em campo e fora dele, Telão levava para a vida os mesmos valores que demonstrava nos gramados: coragem, generosidade e espírito coletivo. Após encerrar a carreira como jogador, seguiu transformando realidades por meio do esporte. Durante os dois primeiros mandatos do ex-prefeito Edinho Silva, atuou como professor em escolinhas de futebol nos assentamentos, defendendo o esporte como ferramenta de dignidade, oportunidade e inclusão social.
A Ferroviária publicou uma nota oficial onde lamentou o falecimento de Telão. A página da equipe Ferroviária Master também fez uma publicação lamentando a partida do amigo. O esportista também era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), que lamentou profundamente a perda em uma nota oficial, destacando sua trajetória humana e o legado deixado junto à comunidade.
Neste momento de dor, familiares, amigos e ex-companheiros de campo se unem para prestar as últimas homenagens a Sérgio Bonifácio, o Telão, cuja história seguirá viva na memória do esporte e da cidade de Araraquara.
Fotos: PT Araraquara
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

