O prefeito Edinho e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, estiveram em São Paulo nesta quarta-feira (24) para a solenidade de entrega do certificado, na sede da própria secretaria estadual. O evento teve presença do secretário estadual da pasta, Fernando Chucre, e do coordenador do programa, José Paulo Delgado Jr.
"A cidade foi reconhecida e estamos entre as 20 melhores práticas de gestão ambiental do estado de São Paulo. Ficamos em 13º lugar. Quero agradecer, em nome do José Carlos Porsani, a toda a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e a todos os gestores municipais. É uma junção de esforços para que a Prefeitura receba esse certificado", afirmou Edinho em transmissão pelas redes sociais.
"É um certificado que mostra que nós estamos fazendo uma gestão sustentável, que valoriza seus recursos naturais, faz trabalho de preservação e recuperação ambiental. Vamos continuar trabalhando muito para que Araraquara cresça, atraia investimentos, gere empregos, mas de forma sustentável, valorizando nossos recursos naturais e garantindo que nossa cidade seja boa para se viver hoje e no futuro", complementou o prefeito.
Porsani afirma que o certificado é um presente para os 205 anos de Araraquara, completados na segunda-feira (22). "Esse é um presente que estamos devolvendo para Araraquara. O Certificado VerdeAzul tem um significado muito grande. Isso é um trabalho de equipe. Quando assumi a secretaria, a convite do prefeito, disse que o maior desafio meu era formar uma equipe técnica e recuperar o certificado para Araraquara. Essa é uma vitória muito grande. Agradeço ao Edinho pela oportunidade e aos técnicos da secretaria", declarou o secretário.
Araraquara havia recebido o VerdeAzul pela última vez em 2020 (ciclo 2019), quando ficou em 62º lugar e teve nota 83,82. Em 14 edições do programa estadual, criado em 2007 e com a primeira premiação entregue em 2008, Araraquara recebeu 11 certificações.
O programa
O principal objetivo do Programa Município VerdeAzul é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos e critérios de avaliação: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
O Certificado Município VerdeAzul é concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada ciclo, reconhecendo a boa gestão ambiental municipal e garantindo à prefeitura premiada a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).