A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, que são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas.
Os eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais do município podem procurar a Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. O cadastramento é obrigatório para os eleitores de Araraquara.
Quem não fizer terá o título de eleitor cancelado, não poderá se inscrever em concurso público, obter passaporte ou CPF e renovar a matrícula nos estabelecimentos de ensino, entre outras restrições.
Para o cadastro, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou outro documento oficial com foto), CPF e comprovante de endereço recente. No posto da Prefeitura também é possível fazer a transferência de domicílio eleitoral ou de Zona Eleitoral e a emissão do primeiro título de eleitor.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em dados atualizados em novembro, Araraquara possui 174.502 eleitores.