Nesta sexta-feira (18), a técnica Pia Sundhage anunciou as 18 atletas e quatro suplentes convocadas que representarão a Seleção Brasileira de Futebol Feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A treinadora sueca, que é dona de duas medalhas de ouro e uma de prata como técnica, terá a missão de comandar o Brasil em busca do ouro inédito.
A lista de convocadas conta com a atacante araraquarense Beatriz Zaneratto, a Bia. A jogadora, que atualmente defende o Palmeiras, participará das Olimpíadas pela segunda vez, já que defendeu a camisa amarelinha nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.
A relação de convocadas, no entanto, não conta com nenhuma jogadora da Ferroviária, atual campeã da Copa Libertadores da América. A goleira Luciana e a atacante Aline Milene, que integraram algumas listas recentes, ficaram fora da convocação definitiva.
Vale destacar que a técnica Pia Sundhage, que ocupa o cargo há um ano e onze mezes, comandou a Seleção Feminina em dezoito jogos, somando onze vitórias, cinco empates e três derrotas. Ao todo, foram 12 convocações anunciadas pela treinadora, somando o total de 73 atletas convocadas, sendo 10 goleiras, 23 defensoras, 21 meias e 19 atacantes.
Entre as atletas que já vestiram a camisa da Ferroviária viajarão para Tóquio estão a lateral Tamires (Corinthians) e as meio-campistas Julia Bianchi (Palmeiras) e Andressinha (Corinthians). Já a lista de suplentes conta com duas ex-afeanas: Aline Reis (UD Granadilla Tenerife da Espanha) e Andressa Alves (Roma).
A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos será no dia 21 de julho diante da China, em Miyagi. Na sequência, a Seleção Feminina encara a Holanda, no dia 24 de julho, também em Miyagi, e fecha a fase de grupos contra a Zâmbia, em Saitama, no dia 27 de julho.
CONVOCADAS
Goleiras:
Bárbara – Avaí/Kindermann
Letícia – Benfica (Portugal)
Defensoras:
Rafaelle – Palmeiras
Bruna Benites – Internacional
Erika – Corinthians
Poliana – Corinthians
Tamires – Corinthians
Jucinara – Levante UD (Espanha)
Meio-campistas:
Formiga – São Paulo
Julia Bianchi – Palmeiras
Andressinha – Corinthians
Duda – São Paulo
Adriana – Corinthians
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Debinha – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Atacantes:
Bia Zaneratto – Palmeiras
Geyse – Madrid CFF (Espanha)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)
Suplentes:
Aline Reis – UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Letícia Santos – Eintracht Frankfurt (Alemanha)
Andressa Alves – Roma (Itália)
Giovana – Barcelona (Espanha)