Os maiores nomes do paraciclismo na atualidade se reuniram no início de agosto na cidade de Maniago, na Itália, disputando o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada. O araraquarense Lauro Chaman subiu ao pódio depois de conquistar o vice-campeonato da prova de contrarrelógio.
“Não fiz a preparação que eu havia programado, acabei ficando doente a cerca de um mês atrás, e isso atrapalhou um pouco meu objetivo, mas graças ao apoio de toda a comissão técnica, minha família e amigos, consegui me superar e colocar o Brasil mais uma vez no pódio. Estou muito feliz e agradeço de coração a CBC e o CPB por mais essa oportunidade”, declarou Lauro, que é ciclista da equipe Funvic/São José dos Campos e integra a Seleção Brasileira na competição.
Lauro é o atual campeão brasileiro de contrarrelógio na modalidade olímpica. Sua evolução neste estilo de prova, rápida e de muita velocidade, vem sendo incontestável, principalmente nesta temporada, após trabalho especifico de preparação realizado pelo atleta.
Para competir na Itália, Lauro enfrentou um forte resfriado que dificultou o final da sua preparação para o Mundial, exigindo superação redobrada durante a competição. Apesar da incerteza do que poderia entregar, Lauro fez bonito, representou muito bem o Brasil e conquistou a medalha de prata na categoria MC5 após percorrer os 27,2km com o tempo de 34min07s, ficando atrás apenas do atual campeão paralímpico de resistência, o holandês Gebru Abraham, que cravou 33min26s e ficou com o ouro.
A medalha de bronze foi conquistada pelo ucraniano Yehor Dementyev com 34min15s. O brasileiro Soelito Gohr finalizou a prova na 13ª colocação fazendo 37min05s.
Entre os demais atletas da seleção, que competiram a prova de contrarrelógio, André Luiz Grizante (MC4) ficou na 19ª colocação, Victor Luise Herling (MC2) foi o 15º colocado, e Marcos Roberto Ribeiro (MC1) completou na 18ª colocação. Já na categoria Tandem, Marcia Fanhani (WB) / Camila Coelho (Piloto) conquistaram a 12ª colocação.