O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na última segunda-feira (28), os vencedores do prêmio de melhor atleta de 2016 em cada uma das 22 modalidades que fizeram parte do programa dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Integra a lista o araraquarense Lauro Chaman, que aparece como o melhor atleta do ciclismo.
Lauro tem 29 anos e nasceu com o pé esquerdo virado para trás. O atleta passou por cirurgia para corrigir o problema, mas o procedimento o fez perder a movimentação do tornozelo e, por isso, teve atrofia na panturrilha. Aos 13, começou a competir em provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 19, passou a competir entre os paralímpicos no ciclismo de estrada e pista.
Em 2016, o ciclista entrou para a história ao conquistar as primeiras medalhas do Brasil na modalidade em Jogos Paralímpicos. Integrante da Classe C5, faturou a prata na prova de resistência e bronze no contrarrelógio nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, além do ouro na prova de resistência e no contrarrelógio na Copa do Mundo da Bélgica.
A homenagem
Os esportistas serão homenageados na cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2016, marcada para o dia 7 de dezembro, no Vivo Rio, no Aterro de Flamengo, no Rio de Janeiro. Na ocasião, serão premiados ainda os melhores técnicos de esporte individual e coletivo, o atleta revelação e os melhores do ano (categorias masculina e feminina), eleitos por votação popular. Na festa do Prêmio Paralímpicos também haverá a entrega do Troféu Aldo Miccolis, à personalidade que contribuiu para o desenvolvimento do esporte paralímpico.
Participaram do processo de escolha dos melhores atletas de cada modalidade integrantes da diretoria do CPB, da chefia técnica do Comitê e das confederações esportivas.
LISTA DOS VENCEDORES
Atletismo – Petrúcio Ferreira
Basquete em cadeira de rodas – Marcos Cândido Sanches da Silva
Bocha – Evani Calado
Canoagem – Caio Ribeiro
Ciclismo – Lauro Chaman
Esgrima em cadeira de rodas – Jovane Guissone
Futebol de 5 – Jeferson Gonçalves
Futebol de 7 – Leandro do Amaral
Goaball – Leomon Moreno
Halterofilismo – Evânio Rodrigues
Hipismo – Sérgio Oliva
Judô – Alana Maldonado
Natação – Daniel Dias
Remo – Cláudia Cícero
Rúgbi em cadeira de rodas – Julio César Braz
Tênis de mesa – Israel Pereira Stroh
Tênis em cadeira de rodas – Ymanitu Geon
Tiro com arco – Luciano Rezende
Tiro esportivo – Geraldo Von Rosenthal
Triatlo – Fernando Aranha
Vela adaptada – Marinalva de Almeida
Vôlei sentado – Frederico Dórea

