InícioEsporte+EsportesAraraquarense fatura mais uma medalha no Mundial de Paraciclismo

Araraquarense fatura mais uma medalha no Mundial de Paraciclismo

Lauro Chaman levou o bronze, assumiu topo do ranking e ficou perto da vaga em Paris 2024

O araraquarense Lauro Chaman faturou o segundo bronze do Brasil na etapa da Bélgica da Copa do Mundo, na cidade de Ostend e, de quebra, assumiu a liderança do ranking mundial, ficando mais próximo da vaga para os Jogos de Paris 2024.

O medalhista paralímpico de 36 anos completou a prova de contrarrelógio (percurso de 31,5 quilômetros) em 38min21s762. Charman compete na classe MC5 (atletas com comprometimentos físico-motores ou amputados). O vencedor da prova foi o francês Dorlan Foulon (38min09s395) e a prata ficou com o atleta dos Países Baixos Daniel Abraham Gebru (38min19s172). Na quinta (4), Gilmara do Rósario (classe WH2) foi a primeira atleta do país a subir ao pódio em Ostend.

O araraquarense já soma uma prata e um bronze paralímpicos na carreira, conquistados na Rio 2016. Lauro Chaman vem colecionando pódios na atual temporada. Foi ouro no contrarrelógio e prata na prova de resistência na etapa italiana da Copa do Mundo, em Maniago. No último dia 29, ele foi campeão da prova de resistência de 80 km em Ronde in Vlaanderen (Bélgica).

No último sábado (6), Lauro Chaman encerrou sua participação no torneio com um quarto lugar na prova de estrada ao fazer o tempo de 1h50min25s. No entanto, terminou a competição com a camisa de líder de sua classe.

Rumo aos Jogos de Paris 2024

O Brasil já tem garantida duas vagas (uma masculina e outra feminina) nos Jogos de Paris, definidas pela União Ciclística Internacional (UCI), no fechamento do ranking de nações 2022. Mas a presença do país pode ser ampliada com a segunda alocação de vagas: a do ranking mundial paralímpico, cujos pontos começaram a ser somados este ano com as três etapas da Copa do Mundo. A contagem incluirá ainda o Mundial de paraciclismo de pista e estrada de Glasgow (de 5 a 13 de agosto deste ano) e com o Campeonato Mundial de pista de 2024, no Rio de Janeiro.

As etapas da Copa do Mundo são as que mais valem na totalização do ranking mundial – 60 pontos para os vencedores -, ficando atrás apenas do Mundial (120 pontos).

Sair da versão mobile