Na manhã desta terça-feira (15), em entrevista ao Portal Morada, a Secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, confirmou que 12 pessoas, entre funcionários e idosos, foram diagnosticados com o novo coronavírus no Asilo São Fransciso de Assis.
Como precaução, a secretaria da saúde transferiu os idosos suspeitos com maior risco para uma das alas destinadas ao atendimento à Covid na UPA Vila Xavier. No asilo outros idosos permanecem isolados. Os funcionários suspeitos seguem em acompanhamento.
Uma força tarefa acompanha todos os dias a evolução dos casos no local, executando exames e acompanhando sintomas. No local há mais de 150 idosos, o que aumenta a preocupação de mais contaminações, já que os idosos estão entre o grupo com o maior risco de agravamento dos sintomas.
Em boletim, o Comitê de Contingência do Coronavírus afirmou que "considerando os idosos a população de maior risco de letalidade em decorrência do novo Coronavírus, e, por isso, necessitar de cuidados especiais, desde o último dia 6 de maio, equipes médicas da Atenção Básica de Saúde do Município têm realizado monitoramento nos serviços de acolhimento de idosos públicos e filantrópicos do município, com visitas semanais e testagem dos residentes e funcionários.
Com essa mesma preocupação, também foram suspensas, através de decreto municipal publicado em março, as visitas a asilos e casas de acolhimento, justamente para preservar os idosos do risco de contaminação do Covid-19.
O Ministério Público, através de ofício, orientou esses estabelecimentos sobre os cuidados que deveriam ser tomados e a Vigilância Epidemiológica, por meio de visitas, também prestou esclarecimentos sobre os protocolos sanitários.
Somente no Lar São Francisco, por meio deste trabalho de monitoramento, foram realizadas 215 coletas para testes sorológicos, desde 4 de junho, para rastreamento de circulação do vírus, e, em agosto, através de parceria com o Banco Itaú, mais 232 testes RT-PCR foram aplicados no asilo, em residentes e funcionários.
Foi nesta testagem preventiva que, no dia 25 de agosto, dois residentes assintomáticos foram positivados. A partir daí, todos os demais passaram por testes sendo confirmados, até nesta terça-feira, dia 15 de setembro, 20 casos – 15 idosos residentes e 5 funcionários. Um óbito foi registrado no último dia 11 de setembro, de uma idosa de 75 anos que estava internada em hospital particular.
Deste total, 12 confirmados estão internados – 8 no Hospital de Solidariedade e 4 na rede privada. E mais 9 suspeitos – a maioria sem sintomas – foram internados preventivamente, seguindo a estratégia de acompanhar de perto os casos de pessoas do grupo de risco para evitar complicações. Destes suspeitos, 7 estão no Polo de Triagem da Vila Xavier, 1 em hospital público e 1 em hospital particular.
O Comitê reforça que todos os casos estão sendo acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde. Nas investigações iniciais para realização de inquérito sorológico, foi constatada a possibilidade da entrada do Coronavírus no asilo através de funcionários.
Vale destacar que a Saúde tem empenhado todos os seus esforços no enfrentamento da doença em asilo, casas de acolhimento e unidades prisionais, com visitas e testagem, mas é necessária a participação dos seus gestores nessa luta, porque o vírus está circulando e os protocolos sanitários devem ser rigorosamente cumpridos."